Com desconto na cota única, guias do IPTU 2023 já podem ser emitidas

Guia com desconto deve ser emitida pela internet. Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec

Prefeitura de Maceió tem promovido um dos maiores descontos na cota única do imposto entre as capitais

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 que oferecem o desconto de 15% à vista já estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió, e para ter acesso basta clicar aqui. O desconto vai até o dia 31 de janeiro e para garanti-lo é necessário gerar o boleto pela internet. Este ano, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) não enviará carnês para a primeira cota única e a guia digital é a única forma de regularizar o IPTU com o desconto oferecido pelo Município.

Para baixar a guia o contribuinte deve informar o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular. Também é possível localizar o número de inscrição e o IPTU da propriedade pelo endereço, na ferramenta de ‘Consulta Imóveis’ aqui.

O serviço de emissão também libera um código de barras que pode ser copiado, facilitando o pagamento realizado pela internet e aplicativos bancários. O imposto também pode ser pago com 10% de desconto ou parcelado em dez vezes, sem abatimento, até o dia 31 de março.

O IPTU é um imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados em áreas urbanas, edificados ou não. Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso

Texto e Imagem: Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec.