Educação encerra ciclo formativo com palestra sobre secretaria escolar

Encerramento ocorreu no auditório da Escola Nosso Lar. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Capacitações envolveram todas as regiões administrativas de Maceió

O encerramento do ciclo de formação continuada, realizado pela Secretaria de Educação Maceió (Semed), foi finalizado nesta quinta-feira (12). As capacitações iniciaram em agosto de 2022. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Nosso Lar, localizada na Ponta Grossa, com a participação de secretários escolares, apoio administrativo, diretores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino municipais.

Com o tema “Secretaria Escolar em Ação: fortalecendo a gestão escolar na Rede Municipal de Ensino de Maceió”, a formação continuada teve o objetivo de subsidiar todos os trabalhos desenvolvidos na secretaria da escola, visando dinamizar todo o processo de elaboração de documentos dos estudantes e a importância do reconhecimento do secretário escolar na equipe administrativa.

De acordo com a coordenadora-geral de Normas e Legislação da Semed, Ana Amélia Vilela, foram trabalhados assuntos como a regularização da vida escolar do estudante, o credenciamento das escolas, preenchimento dos documentes de vida escolar, gestão documental, ética no serviço público, regimento interno das unidades de ensino, entre outros.

“Foram vários momentos que visaram contribuir com todo o trabalho da secretaria, fortalecendo o conhecimento da legislação educacional. Reforçamos para nossos secretários que eles fazem parte da equipe gestora da escola, e que só através do caminhar juntos é possível encontrar soluções, revelou.

Para falar sobre o regimento interno das unidades de ensino, no tocante ao tratamento em relação a atos indisciplinares, foi convidada a professora Bárbara Heliodora, que faz parte do Conselho de Educação de Maceió.

A diretora da creche São Sebastião, localizada no Prado, relatou que a palestra foi necessária porque elucidou a questão do conflito, que muitas vezes existe entre a direção e o aluno, que essa situação pode ser compreendida e facilmente resolvida.

“Me chamou bastante atenção alguns pontos na palestra, como o enfrentamento à violência, à indisciplina, a questão de diferenciar o que é disciplina e infração. Enquanto gestora, é preciso ter esse cuidado para direcionar os conflitos e principalmente prezar para que o aluno tenha os direitos e, muitas vezes, a direção não considera. A maior importância para mim hoje consiste no conhecimento que a gente precisa ter no cotidiano”, frisou Ana Cristina Santos.

Os participantes também receberam certificados. Um e-book elaborado pela coordenação de Normas e Legislação será enviado aos representantes de cada escola. A publicação contém todo o material trabalhado durante o período das formações. As próximas fases formativas serão realizadas a partir de abril de 2023.

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed. Imagem: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed.