Defesa Civil alerta para a possibilidade de transbordamento da Lagoa Mundaú

Há possibilidade de inundação nas residências próximas à lagoa Mundaú. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Moradores dos bairros ribeirinhos devem ficar atentos

A Defesa Civil Municipal emitiu na tarde desta segunda-feira (7) um SMS de alerta para a possibilidade de transbordamento da Lagoa Mundaú, por consequência do volume de chuva que caiu no final de semana.

“Com uma quantidade alta de precipitação, como a que registramos nos dois últimos dias, o volume de água na calha principal do rio aumenta e ele busca espaço nas planícies de inundação, ou seja, a área das margens, provocando enchente nas residências mais próximas”, explica o geógrafo da Defesa Civil, Thyago Lima.

Segundo o coordenador do órgão, Abelardo Nobre, a possibilidade existe, mas ocorrendo, não será na mesma proporção da inundação que ocorreu no mês de julho deste ano.

“Mesmo com proporções menores, nossa missão é alertar a população para que busquem local seguro pois, o mais importante é salvaguardar a vida dos maceioenses”, enfatiza.

O órgão continua monitorando não somente os níveis hidrológicos, mas também a previsão de chuvas em toda a capital alagoana.

Monitoramento segue continuamente, para avisar a população sobre as previsões e alertas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Chuvas

Choveu em Maceió 156 mm nas últimas 24 horas. Desde o início do mês, volume de chuva que caiu ultrapassa em mais de quatro vezes o que era esperado para todo o mês de novembro.

As equipes estão de prontidão para atender as ocorrências e foram registrados 36 chamados desde a noite do domingo (6), sendo a maior parte delas por desabamento parcial e edificação com problema de estrutura.

Até o momento, sete famílias ficaram desalojadas e receberam os encaminhamentos necessários. Uma família desabrigada foi encaminhada para o abrigo municipal.

O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC) segue monitorando a previsão, que é favorável para continuidade das chuvas, intercalando com períodos de tempo seco.

Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e 156. Para receber os alertas, enviar o CEP da residência, de forma gratuita, para o número 40199 via mensagem de texto.

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió