Crianças da creche Martha Célia participam de atividade em alusão à Semana do Trânsito

Crianças da creche aprenderam de forma lúdica sobre segurança no trânsito. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Ação tem continuidade durante a semana com as dinâmicas desenvolvidas pelas professoras em sala de aula

Os alunos da creche municipal Martha Célia de Vasconcellos, localizada no bairro Cidade Universitária, participaram de uma palestra em alusão à semana Nacional do Trânsito. Cerca de 100 crianças estiveram presentes na ação que ocorreu na manhã desta terça-feira (27).

A atividade contou com a presença da cabo Edna Falcão que trabalha no Batalhão de Trânsito. A cabo explicou de forma lúdica sobre as regras de trânsito, o que cada cor do semáforo representa e as placas de sinalização. Além disso, houve um momento de brincadeira e interação com as crianças, onde eles fizeram perguntas e aprenderam ainda mais sobre o trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo de estimular ações educativas que visam a conscientização da sociedade na segurança no trânsito, como explica a coordenadora pedagógica da creche, Michelle Melo.

“A proposta surgiu pela semana do trânsito e entramos em contato com o BPTran para fazerem uma palestra sobre os cuidados necessários. O objetivo é que os alunos aprendam sobre sinalizações e a segurança no trânsito”, contou a coordenadora.

Michelle Melo é coordenadora da creche Martha Célia. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Edna explicou que esse trabalho nas escolas e creches municipais é fundamental para as crianças aprenderem desde cedo sobre os cuidados que se deve ter no trânsito.

“Nós do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estamos fazendo essa ação nas escolas para que as crianças possam, ao chegar em casa, passar para os pais o que aprendeu. A criança com certeza é a melhor forma de passarmos para os adultos que é necessário ter mais respeito no trânsito, educação para que o número de violência, acidentes e colisões diminuam. Nosso trabalho é realmente com esse foco”, informou a cabo.

Cabo Edna Falcão do Batalhão de Polícia de Trânsito. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

As atividades seguem durante toda a semana, onde as professoras da creche Martha Célia de Vasconcellos irão reforçar em sala de aula o que foi passado pela equipe do BPTran, como auxílio de carrinhos de papelão, placas de sinalização e brincadeiras para interagir com toda a turma.

Moisés Davi, 6 anos, contou que a partir de agora precisa olhar para os dois lados da pista para saber se vem carro.

“Vou falar para meus pais que tem que olhar para um lado e para o outro e tem que andar na calçada segurando no pulso deles”, revelou o aluno.

Aluna do Cmei Rayane Sofia. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Já Rayane Sofia, 5 anos, aprendeu que ainda não pode andar de moto. “Vou dizer ao papai e a mamãe que não pode criança de 5 anos andar de moto, só de 10”, finalizou a aluna.

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed. Imagem: Pedro Farias/Ascom Semed.