Ronda do Bairro inicia patrulhamento com patinetes na orla de Maceió na próxima segunda-feira (10)

Imagem: Ascom Ronda

Equipes irão atuar entre a Jatiúca e a Pajuçara, diariamente, das 15h às 21h; Ao todo, 40 novos agentes de proximidade passaram por capacitação para uso do equipamento na modalidade que reforça a segurança de quem circula pela região

Quem passar pela Orla marítima de Maceió a partir das 15h da próxima segunda-feira (10) vai encontrar uma novidade no patrulhamento desenvolvido pelos agentes de proximidade do Ronda no Bairro. É que o território vai ganhar guarnições em patinetes. O lançamento da nova modalidade aconteceu durante solenidade de implantação do Programa no Benedito Bentes, no último dia 29 de novembro, e agora, efetivamente o trabalho se inicia.

Na segunda, as equipes vão se concentrar em frente à Feirinha de Artesanato da Pajuçara e, de lá, serão distribuídas para três pontos. Serão 3 guarnições com três trios de patinetes cada, sendo uma na própria área da feirinha, outra próximo à base da Oplit, na Ponta Verde, e mais uma no Posto 7 em Jatiúca.

Ao todo, são 40 novos agentes de proximidade que passaram por capacitação específica para o uso do equipamento. As patinetes são elétricas com baterias que permitem uma autonomia de até 30 km de utilização contínua, levando cerca de 5 horas para serem recarregadas.

AGILIDADE – As guarnições vão circular pela Orla garantindo um reforço importante no policiamento do território no horário das 15h às 21h, todos os dias, inclusive domingos e feriados.

Para o superintendente do Ronda no Bairro, Coronel Cícero Silva, a nova modalidade significa um avanço importante no trabalho realizado pelo Programa, uma vez que vai proporcionar maior mobilidade aos agentes.

“Só quem tem a ganhar são as pessoas que diariamente circulam pela Orla marítima, já que as patinetes significam agilidade no deslocamento das guarnições até o local de uma ocorrência. Portanto, o reforço no patrulhamento é importante, já que o trabalho será conjunto com as demais modalidades do Ronda”, esclarece o coronel.

“A expansão e modernização do Ronda no Bairro, levando os benefícios apresentados pelo Programa para outras comunidades, têm sido uma determinação do governador Renan Filho e está prevista no Plano de Investimentos do Governo do Estado. Por meio da Seprev, não medimos esforços para que os resultados apresentados pelo Ronda sejam cada vez mais significativos e beneficiem um número maior de pessoas”, afirma o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira.

“Toda ação que venha somar ao trabalho desenvolvido no combate à criminalidade e à violência é sempre importante. E o Ronda tem um papel fundamental nesse processo, quer seja como suas guarnições a pé, de moto, de bicicleta ou de carro. Agora, com patinetes, oferecemos mais um serviço ao maceioense”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça.

Texto: Marco Aurélio Mello / Agência Alagoas. Imagem: Ascom Ronda.