Prefeito JHC visita Feira de Adoção e anuncia política pública para causa animal

O prefeito JHC e a primeira-dama Marina Candia visitaram a Feira de Adoção. Fotos: UVZ

No segundo dia da Feira de Adoção, onze cães e gatos adultos e filhotes ganharam novos lares

O prefeito JHC e a primeira-dama Marina Candia visitaram, neste domingo (17), a Feira de Adoção de cães e gatos promovida pela Prefeitura de Maceió no projeto “Na Orla é Massa”, na Ponta Verde. Na Avenida Silvio Viana, eles interagiram com os animais expostos e o gestor anunciou que a Prefeitura vai estruturar a política pública de defesa da causa animal.

“A feira está um sucesso. Vamos fortalecer nosso Município para cuidar dos animais. A Prefeitura não tinha uma política pronta e, a partir de agora, nós vamos intensificar essa pauta. Estamos organizando os fluxos, reestruturando as pastas para que todas possam dar suporte. Estou muito feliz com isso”, afirma. “Na próxima semana, no sábado (23), a feira irá ao Pátio Shopping, no Benedito Bentes”, anuncia JHC.

Feira de Adoção estará no Shopping Pátio no próximo sábado. Imagem:: UVZ

Mais onze animais que haviam sido recolhidos à Unidade de Vigilância de Zoonoses ganharam uma família neste domingo (17). Foram adotados seis filhotes de gato, uma gata adulta, dois filhotes de cachorro e dois cães adultos.

O coordenador de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcelos, comentou que a feira foi muito bem recebida pelos maceioenses e informou que a Prefeitura buscará parceria com entidades que atuam no cuidado de animais para fazer parte da iniciativa.  

“Amanhã, vamos nos reunir para definir uma parceria com as organizações não governamentais que apoiam a causa para fazer parte dessas feiras. É necessário estruturar essa política pública importante e incentivar a adoção responsável de animais. Para fortalecer ainda mais essas ações, vamos convocar as ONGs a participar da nossa feira”, afirma Marcos.

Vasconcellos comemora o sucesso da feira e convida as pessoas a participar da edição que acontecerá no próximo sábado (23) na Cidade Universitária.

“A segunda edição da Feira de Adoção de Animais promovida pela Prefeitura de Maceió foi um sucesso. Conseguimos novos lares para onze animais e, no dia 23, todos estão convidados a ir ao Shopping Pátio, onde estaremos com mais animais para adoção”, avisa o coordenador.

Antes de serem disponibilizados para adoção, os cães e gatos recebem cuidados médico-veterinários, são vacinados e vermifugados. No espaço onde fica instalada a feira, profissionais orientam sobre os cuidados com os animais e as práticas adequadas à adoção responsável.  

Para adotar um dos animais, é necessário que a pessoa comprove ser maior de 18 anos, apresente comprovante de residência e assine um termo de responsabilidade comprometendo-se a tratar o animal adequadamente.

Outros serviços

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) funciona diariamente, de segunda a domingo, com horário de atendimento das 8h às 17h. Além da adoção de animais castrados, funcionam no local os serviços de atendimento clínico com ênfase em zoonoses, vacinação antirrábica gratuita, castração por meio de agendamento e captura de animais de grande porte (equinos e bovinos) errantes. O contato para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços é o 3312-5576.

Texto: Ascom SMS. Imagem: UVZ.