Lideranças culturais são orientadas para realização das inscrições nos editais da Prefeitura

Reunião entre lideranças culturais e a FMAC aconteceu no auditório da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá. Crédito: Daniel Marinho / Ascom FMAC

No encontro, a comunidade cultural foi orientada da importância da regularização para poder se inscrever nos dez editais lançados pela Fundação em agosto

Nesta quarta-feira (8), a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, se reuniu na sede da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá, com algumas das principais lideranças culturais de Maceió para discutir sobre os dez editais lançados pela Fundação no mês de agosto.

No encontro, a presidente explicou a importância da inscrição dos artistas e explicou o passo a passo sobre como os editais são planejados e elaborados até chegarem à sua publicação, enfatizando dessa forma o trabalho que a Prefeitura de Maceió tem feito para ajudar a alavancar ainda mais a cultura do município.

Estavam presentes na reunião os representantes da Liga do Bumba meu Boi, da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), da Liga das Escolas de Samba Independentes de Maceió (Lessim) e também representantes de grupos de guerreiro, pastoril e de capoeira.

Mirian Monte frisou a importância dos artistas para a condução do trabalho da Fundação, assim como a necessidade de um fortalecimento do setor cultural.

“Quem faz a cultura são os artistas, nós servimos a eles, e são eles que precisam nos ajudar a entender como conduzir nossos trabalhos. E de que forma eles podem fazer isso? Se estruturando e se capacitando para alçar voos ainda mais altos” explicou a presidente, complementando ainda que para haver um serviço público cultural eficiente, e necessário que os artistas se regularizem para se inscreverem nos editais lançados agora, assim como em outros que virão a ser lançados futuramente.

Os artistas também aproveitaram a reunião para tirar suas dúvidas sobre as inscrições nos editais com a assessoria jurídica da FMAC, e também para dar sugestões que ajudarão a Fundação a planejar suas próximas ações, aumentando assim a visibilidade da cultura maceioence e a participação dos artistas nas políticas culturais do município.

“A cultura popular precisa se apresentar em todos os bairros, todos os finais de semana, ela precisa ser fortalecida, e nós, como servidores públicos, estamos trabalhando diuturnamente para fazer com que os artistas locais tenham a estrutura e a visibilidade que eles merecem. A Fundação está aberta para tirar toda e qualquer dúvida que surja na comunidade cultural sobre nosso trabalho”, destacou a presidente da FMAC.

“Não lançamos dez editais em um mês à toa. Sabemos que a aderência dos artistas é fundamental para que toda a cultura de Maceió se fortaleça”, finalizou Monte.

Na reunião ainda foi anunciada a solenidade formal de lançamento dos editais, que irá acontecer no dia 15 de setembro no auditório do prédio da Prefeitura, no Jaraguá. Na ocasião, também serão entregues as cartilhas físicas elaboradas pela FMAC destrinchando os trâmites para facilitar as inscrições nos editais.

Texto: Gabriela Lyra / Ascom FMAC. Imagem: Daniel Marinho / Ascom FMAC.