Arapiraca lança campanha Agosto Lilás com treinamento de visitadores do Criança Feliz

Imagem: Magno Almeida/Ascom Arapiraca.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início, nesta quarta-feira (4), a campanha Agosto Lilás, que marca o enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Para selar o início das atividades alusivas, a Superintendência Municipal de Políticas para a Mulher e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), realizou um treinamento com os visitadores do Programa Criança Feliz, com o objetivo de capacitá-los sobre o tema.

Secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo

Para a Secretária de Desenvolvimento Social de Arapiraca, Fabrícia Galindo, o treinamento vai ajudar à prefeitura a apresentar os serviços disponíveis para as mulheres das famílias inseridas no programa.

“Os visitadores do Criança Feliz desempenham um papel muito importante na promoção da qualidade de vida das crianças visitadas e agora serão capacitadas sobre violência doméstica também”, disse a secretária.

A superintendente de Políticas para a Mulher, e coordenadora do Cramsv, a psicóloga Glauce Kelly Lima Costa, falou sobre a importância da campanha para o empoderamento da mulher.

“O Agosto Lilás tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, que em 2021 completa 15 anos de existência. Lamentavelmente, milhares de mulheres ainda são vítimas de violência no Brasil todos os anos”, explicou a superintendente.

Superintendente de Políticas para a Mulher, Glauce Kelly

Além da participação dos visitadores do Criança Feliz, o encontro desta quarta-feira (4) também contou com a presença da assistente social do Cramsv, Joana de Angelis, e com a coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz, Gineide Castro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro mulheres é ou já foi vítima de violência física, psicológica, patrimonial ou sexual praticada, na maioria das vezes, pelo seu próprio companheiro.

“Através da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, e de Saúde, nós desenvolvemos uma mega programação para podermos debater o tema durante todo o mês de agosto, através de ações de conscientização e esclarecimentos obre as diferentes formas de violência contra a mulher, divulgando as redes de suporte disponíveis e os canais de comunicação existentes para denúncias”, finalizou Glauce Kelly.

Confira a programação na íntegra abaixo:

  • 4 de Agosto – 14h – Treinamento de visitadores do Programa Criança Feliz sobre violência contra a Mulher;
  • 6 de Agosto – 8h30 – Ação itinerante do Programa Viver Melhor na comunidade de Mangabeiras;
  • 10 de Agosto – 9h – Ação de divulgação do Agosto Lilás na Construtora Urbis Perucaba, empresa Promotora de Saúde;
  • 10 de Agosto – 14h – Palestra on-line para profissionais da Atenção Básica com integrantes da Rede de Atendimento à Mulher (Cramsv e Juizado da Mulher);
  • 11 de Agosto – 9h – Palestra na comunidade do bairro Canafístula, através de articulação com o Cras e com a Associação de moradores;
  • 12 de Agosto – 9h – Palestra no Residencial Brisa do Lago, através de articulação do Cras com a associação de moradores;
  • 16 de Agosto – 8h – Divulgação dos serviços da Rede de Atendimento à Mulher na Praça Marques da Silva;
  • 17 de Agosto – 8h30 – Ação de divulgação do Agosto Lilás no Grupo Coringa, empresa Promotora de Saúde;
  • 18 de Agosto – 8h30 – Palestra para o Grupo de Mulheres Bem-Me-Quero;
  • 19 de Agosto – 8h30 – Ação de divulgação do Agosto Lilás na Aradisa, empresa Promotora de Saúde;
  • 20 de Agosto – 8h – Reunião com Conselheiros Locais da UBS Cohab Nova;
  • 20 de Agosto – 10h30 – Reunião com Conselheiros Locais da UBS Cacimbinhas;
  • 23 de Agosto – 9h – Ação de divulgação do Agosto Lilás no Grupo Vieira, empresa Promotora de Saúde;
  • 28 de Agosto – 14h – Caminhada Ecológica (EcoBrisa) com ações voltadas para as mulheres do Residencial Brisa do Lago;
  • 30 de Agosto – 15h – Café com integrantes da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência;
  • 31 de Agosto – 20h – Live com a promotora de Justiça Stela Cavalcanti.

Texto: Erick Balbino Pref. de Arapiraca. Imagem: Magno Almeida/Ascom Arapiraca.