Arapiraca – Diversidade e inclusão marcam solenidade de posse do Conselho Municipal de Política Cultural

Imagem: Samuel Alves Pref. de Arapiraca.

Garantir o acesso da população arapiraquense à arte e à cultura, como dimensão para a qualidade da vida por fomentar reflexão e sensibilidade. Esse é o objetivo do Conselho Municipal de Política Cultura de Arapiraca.

Na manhã desta terça-feira (3), a Prefeitura de Arapiraca, representada pela vice-prefeita, Rute Nezinho, deu posse a 40 membros, sendo dez titulares da sociedade civil e dez suplentes, dez titulares representantes do governo municipal e 10 suplentes, todos com o mandato de dois anos, até 2023.

O órgão colegiado é um instrumento de expressão coletiva de caráter público, construído pelos representantes que contribuem para a elaboração e definição dos planos de ação do município, através de reuniões periódicas e debates sobre a realização e diagnóstico das necessidades que abrangem a cultura local.

A vice-prefeita parabenizou a todos os membros pelo empenho em tornar a cultura acessível à sociedade e destacou as ações de incentivo da gestão.

“Parabenizo todos vocês que tomaram posse como conselheiros. A Prefeitura está sempre à disposição de vocês. Arapiraca é um berço de cultura, temos artistas que se destacam em níveis nacional e internacionalmente e queremos contar com vocês para que nos ajudem a fazer a cultura arapiraquense crescer cada vez mais. O prefeito Luciano Barbosa também prioriza a política cultural que promova igualdade social”, disse Rute Nezinho.

O secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, também destacou a forma participativa para composição do novo cenário cultural de Arapiraca. “Neste processo, o fator primordial é a participação. Estamos construindo a identidade da cultura, criando o conselho e ativar o fundo, além de trabalhar com o projeto da Lei de Incentivo à Cultura. Agradecemos ao prefeito Luciano Barbosa, a vice-prefeita Rute Nezinho e a todos os membros pelo comprometimento com a pauta”, frisou o secretário, ao falar na abertura do evento.

Para abrilhantar o evento, o hall do Planetário e Casa da Ciência recebeu as apresentações da associação de capoeira do bairro Teotônio Vilela, do grupo Tambores de Dandara, da banda do 3º Batalhão de Polícia Militar, o coreógrafo Gilson Oliveira, dos guerreiros e do grupo das destaladeiras de fumo da Vila Fernandes.

Além da vice-prefeita e do secretário, estiveram presentes na composição da mesa o professor Clébio Correia, representando os conselheiros; a secretária de Comunicação Geral, Mônica Nunes, representando todos os outros secretários; representando o Programa Viver Melhor, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Simone Romão; representando a Acala, a presidente Carla Emanuelle e representando o Fórum de Cultura, Jessiel Cursino.

Imagem: Samuel Alves Pref. de Arapiraca.