Comerciantes podem solicitar à Vigilância Sanitária selo “Pode comprar aqui”

Selo já foi entregue a cerca de 50 estabelecimentos. Imagem: Itawi Albuquerque/Secom Maceió.

Medida criada na gestão JHC assegura ao consumidor que o estabelecimento cumpre as normas sanitárias

Desde que foi criado, no final de março, na gestão do prefeito JHC, o selo “Pode comprar aqui” já foi entregue a cerca de 50 estabelecimentos em Maceió, que podem se dizer referência no cumprimento do Código Sanitário do Município.

Para obter o adesivo, o comerciante deve seguir uma série de normas verificadas no local por fiscais da Vigilância Sanitária. O órgão vai receber solicitações dos proprietários interessados em garantir esse selo de qualidade.

Para solicitar o selo, o comerciante pode ligar para o telefone 82 3312-5496 e pedir para falar com o setor de alimentos. A visita é agendada e, se oferecer todas as condições estabelecidas pelo Município, o estabelecimento já pode receber o adesivo.

“Além de ter toda a documentação, o local deve estar 100% dentro dos protocolos sanitários, ter freezers em bom estado, manter a higienização, ter facas em material inox, manter o uso de EPIs, ter as paredes pintadas e limpas, chão revestido de cerâmica, entre outros”, explica o coordenador da Visa, Airton dos Santos.

Açougues, avícolas, permissionários dos mercados públicos e supermercados já receberam o adesivo, que serve como uma recomendação do órgão ao consumidor para compre naquele local.

 “O selo dá ao comerciante a garantia de que a Visa esteve lá, realizou a fiscalização e atestou que está tudo dentro dos padrões. Consequentemente, mostra ao consumidor que aquele comércio oferece um bom serviço e um bom produto”, afirma o coordenador.

Imagem: Itawi Albuquerque/Secom Maceió.