Loja do Alagoas Feita À Mão ultrapassa marca de R$ 56 mil em vendas no mês de dezembro

No espaço, mais de 13 artesãos alagoanos expõem e comercializam suas peças. Imagem: Jonathan Lins.

No espaço, localizado no Parque Shopping, mais de 13 artesãos alagoanos expõem e comercializam suas peças

Com ambiente amplo e personalizado para expor e comercializar seus produtos, os artesãos alagoanos ultrapassaram a marca de R$ 56,1 mil em vendas na loja do Alagoas Feita à Mão no último mês de dezembro – número recorde desde a abertura do espaço em agosto. A ação é viabilizada pelo programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que leva o mesmo nome da loja, em parceria com o Parque Shopping.

Agora de cara nova em um espaço estratégico situado no piso L1 do shopping, perto da Praça de Eventos, a loja conta com a participação de mais de 13 artesãos entre mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais. A variedade dos produtos, dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, vai desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes, se consolidando como grande diferencial para o público.

Integrante da loja desde o início do projeto, a presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, Adriana Gomes compartilha que a experiência proporcionou aos profissionais uma oportunidade essencial para a geração de renda, em especial, durante o período de pandemia.

“Este momento nos trouxe muitas incertezas, precisamos ficar muito tempo fechados e, com a abertura do espaço, surgiu uma ótima chance para chegarmos ao consumidor final e, assim, conseguir vender nossos produtos. Além disso, a campanha da Sedetur e do Parque Shopping atraiu novos públicos e chamou a atenção de muitos turistas para o espaço que não conheciam nosso artesanato e saíram daqui encantados. Foi maravilhoso ver o nosso trabalho ser divulgado assim”, celebra Adriana Gomes.

Seja no ambiente físico ou digital, com a criação da Galeria Alagoas Feita à Mão, o destaque garantido ao artesanato teve impacto decisivo na manutenção das atividades dos profissionais no estado. À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, coordenadora do programa, Rafael Brito reitera a importância da iniciativa e da consolidação de parcerias também com o setor privado na promoção do segmento entre os moradores e turistas.

“Nosso artesanato é plural, rico e com características únicas do nosso estado. O governador Renan Filho é um grande entusiasta e defensor do setor e, por isso, temos assegurado visibilidade com espaços de qualidade, como a loja Alagoas Feita à Mão, a fim de possibilitar a abertura de novos mercados e crescimento de venda a estes profissionais. O Parque Shopping tem sido um grande parceiro deste projeto, que está trazendo benefícios diretos para essa atividade que a principal fonte de renda para milhares de famílias em Alagoas”, salienta Rafael Brito.

Tourist Point

Além da diversidade de peças de artesanato alagoano, os visitantes contam agora com um novo espaço criado em parceria com o Parque Shopping dentro da loja Alagoas Feita à Mão: o Tourist Point. O local é destinado ao esclarecimento de dúvidas e informaçõ

Texto: Rafaela Pimentel / Agência Alagoas. Imagem: Jonathan Lins.