Comitê promove campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti

Imagem: Ascom SMS.

Com o objetivo de conscientizar a população acerca do risco que o mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e febre chikungunya – ainda representa para as pessoas

… a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais, promove, a partir de segunda-feira (23), a Campanha de Enfrentamento ao Aedes aegypti.

Respeitando as medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, a campanha teve boa parte das ações com execução voltada para as plataformas digitais.

“A campanha precisou ser adaptada ao nosso ‘novo normal’, estabelecido pela pandemia. E como o conteúdo não pode ser trabalhado diretamente em sala de aula, estamos reforçando esse estímulo com orientações práticas, palestras e jogos interativos, consolidando o trabalho educativo como ferramenta de combate e controle de doenças”, afirmou a coordenadora da área técnica de Articulação e Mobilização Comunitária da Copes, Adriana Paula Xavier.

Tendo à frente a Gerência de Promoção e Educação em Saúde (Gpes) da SMS, as ações da campanha este ano contam, além do Sesi e Sesc, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na mobilização dos estudantes do município. Para eles, foram desenvolvidos três podcasts sobre a temática “Enfrentamento do Aedes aegypti”, que serão veiculados na próxima semana, através dos espaços criados pela Semed para o ensino online em emissora de rádio local.

De segunda a sexta-feira, a programação contará com atividades e publicações diárias, que somarão esforços ao trabalho de orientação domiciliar – apenas porta a porta, sem entrar nas residências, devido aos riscos de contaminação durante a pandemia – que as equipes de educadores em saúde e de endemias vêm realizado rotineiramente nos bairros da Capital.

O “Dia D” de Enfrentamento ao Aedes aegypti vai acontecer na terça-feira (24), das 8h às 12h, na Escola Municipal Nosso Lar (R. Sampaio Dória, 152, Ponta Grossa). No local haverá entrega de máscaras e álcool em gel para pais e alunos; distribuição de kits educacionais sobre a campanha para os alunos; distribuição de chás e mudas de plantas medicinais; palestras sobre saúde; cineminha sobre o tema; roda terapêutica com o Ministério Público; e receitas alternativas com o sururu. O acolhimento ficará por conta da equipe do Projeto Guarda Faz Escola, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Peças da campanha – Seja parceiro da campanha! Faça o download e publique em suas redes sociais! Dissemine essas mensagens de prevenção!

Jogo Virtual – Teste de conhecimento sobre o Aedes aegypti

Posts diários:

Post Educativo Inicial

Post Educativo 1 Post Educativo 2 Post Educativo 3

Post Educativo 4 Post Educativo 5 Post Educativo 6

Post Educativo 7

Vídeo da campanha

O Comitê – O Comitê tem caráter consultivo, de assessoramento e de participação na formulação de ações e medidas educativas, preventivas e mobilização da sociedade, atuando com base nos indicadores estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle da Dengue.

Ele é formado por representantes de diversos setores públicos e da sociedade civil, como a Coordenação Geral de Epidemiologia da SMS, Ministério da Saúde em Alagoas, Defesa Civil do Município, Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Guarda Municipal, Covisa Maceió, Corpo de Bombeiros, Cievs Maceió, Sesi/AL, Semed, Slum, Visa/AL, UVZ Maceió e Sesc/AL.

Texto: Cássia Oliveira / Ascom SMS. Imagem: Ascom SMS.