Novembro Cidadão realiza mais de 500 exames no Instituto Amigos da Sopa

Imagem: AScom Semas.

Ação foi realizada pela Semas e contou com a parceria da SMS

A ação Novembro Cidadão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou cerca de 140 atendimentos e mais de 500 exames nessa terça-feira (10), no Instituto Amigos da Sopa, localizado no bairro do Antares, parte alta da capital alagoana.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram realizados 522 exames testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C durante a ação. Além disso, os moradores da região que estiveram presentes puderam aferir a pressão e realizar outros testes como o de glicemia. As mulheres fizeram citologia, além de receber encaminhamentos para mamografia.

A ação contou com a participação de professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Tiradentes (Unit).

A coordenadora de Defesa da Mulher da Semas, Daniela Lamenha, esteve presente e ministrou uma palestra sobre garantia de direitos. Durante a ação, houve também aula de alongamento.

De acordo com Daniela, todas as ações são sobre direito e cidadania promovendo assim a busca pela melhoria do bem-estar de toda população. “Precisamos garantir o direito da saúde para todos. É muito importante promover uma qualidade de vida igualitária para todos os que mais precisam”, disse.

Nesta quarta-feira(11), os atendimentos foram realizados no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro do Jaraguá. Amanhã, a ação acontece na Associação dos moradores do Antares, a partir das 14h.

Texto e Imagem: AScom Semas.