Maceió Rosa: ONGs recebem cabelo e doam perucas para mulheres em tratamento

Imagem: Ascom Secom.

“Para muitas mulheres, uma das fases mais difíceis do tratamento contra o câncer de mama é a perda dos cabelos”, foi assim que Naydja Reis, vice-presidente do Grupo Mama Renascer, uma das parceiras da Prefeitura no Maceió Rosa, defendeu a importância da doação de cabelos para confecção das perucas para mulheres que estão em tratamento.

Para a fabricação das peças, as ONGs Grupo Mama Renascer e Casa Rosa Maceió contam com a sensibilidade da população para a doação de cabelo, que deve medir no mínimo 30cm e ser cortado em mechas. Todo tipo de cabelo é aceito: cacheados, ondulados, lisos e crespos e não há restrição quanto ao uso de química, desde que não estejam danificados.

Para a coordenadora administrativa da Casa Rosa – instituição parceira da Prefeitura de Maceió no Outubro Rosa, Giullyane Matos, a doação de perucas é uma ação essencial no resgate da autoestima das mulheres em tratamento. “A doação das perucas tem como o objetivo melhorar a autoestima das pacientes, trazer o sorriso de volta e fortalecer as mulheres durante esse processo de mudanças tão bruscas”, explica Giullyane.

Naydja Reis – Vice-presidente do Grupo Mama Renascer. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“O tratamento como um todo é um processo difícil e até traumático, a perda dos fios causa um grande impacto na imagem pessoal da paciente e também na forma como ela se vê . Por isso, sempre digo que doar cabelo é um ato de amor, é uma forma de fazer alguém que você nem conhece muito feliz, fazer a diferença na vida dessa pessoa”, reforçou Naydja Reis, do Grupo Mama Renascer, também parceira na mobilização do Outubro Rosa.

Quem for doar pode realizar o corte e depois entregar as mechas na sede das instituições ou cortar em um dos salões parceiros, de forma gratuita. Confira abaixo os endereços.

Grupo Mama Renascer – Av. Buarque de Macedo, 575 – Centro (próximo a Tranpal) – das 9h às 17h.

Casa Rosa Maceió – Travessa Guarajaras ,313 – Jaraguá – 82 98748-7609/ 99625-0127

Kem Novak Hair – Rua Marechal Roberto Ferreira, 107 – Centro – 82 3336-6832

Senac  Poço – R. Pedro Paulino, 77 – Poço.

Studio Manu Torres – Rua Rejente Feijó,  181 – Pajuçara – 82 9 9960-8325

FIK Chik Centro de Beleza – Rua Almirante Mascarenhas, 143 – Pajuçara – 3327-1235

Maceió Rosa 2020

A Campanha Maceió Rosa é uma ação educativa e de saúde pública que tem como objetivo e responsabilidade conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de estimular a realização do exame médico de rastreamento da doença, a mamografia. O Maceió Rosa traz para o Município de Maceió práticas e atitudes universalizadas pela campanha Outubro Rosa, conferindo identidade local e estabelecendo relação de proximidade e cuidado com as mulheres da capital.

Desde que foi instituída, em 2014, a campanha municipal Maceió Rosa promove o autocuidado, a realização de exames de detecção da doença (mamografia) para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Além disso, a campanha dá apoio a instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento da doença em Maceió. Este ano, participam da campanha as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

Em 2020, o Maceió Rosa traz o coração rosa posicionado no centro de uma representação visual com a mensagem “O cuidado é transformador”, circundada por três frases incentivadoras – “Cuide de seu corpo”, “Faça sempre seus exames” e “O autoexame faz a diferença”. Juntas, em formato circular, as mensagens, com o coração ao centro, remetem ao formato da mama, ressaltando que o autocuidado é o que impulsiona a atenção à saúde da mulher e durante o mês de outubro, especialmente, o cuidado com as mamas é o foco principal dessa atenção. Confira aqui a programação completa.

Imagem: Ascom Secom.