Como viver uma vida mais longa (e mais saudável): nove dicas simples – Parte 2/2

Arte: BBC, Radio 4, UK/woman's Hour

Sim, todos nós vamos envelhecer – mas e se pudéssemos viver uma vida mais longa, feliz e saudável?

Parte 1/2…

É aqui que a ciência pode ajudar, desde informar o que devemos comer até a maneira como nos movemos e até reforçar a importância de passar tempo com nossos amigos.

Como parte de uma série da BBC Radio 4 Woman Hour (Reino Unido) sobre viver mais, questionamos um painel de especialistas para descobrir as mudanças que podem ter o maior impacto em nossa saúde, felicidade e longevidade. Aqui estão as três áreas em que você pode realmente fazer a diferença …

5. Minimize o uso do sal e açúcar

“[Estes] são encontrados principalmente em alimentos processados, portanto, evite alimentos ultraprocessados”, aconselha Kay-Tee, enquanto Linda acrescenta que dietas ricas em açúcares podem “aumentar enormemente o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas“.

6. Coma mais os alimentos vegetais

Cinco porções de frutas e legumes por dia, se possível“, diz Kay-Tee, que acrescenta que a dieta ideal também deve ser “rica em lentilhas e nozes”.

Mexa seu corpo

A professora Janet Lord é diretora do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham. Aqui estão as três principais coisas que ela diz que ajudarão você a se manter fisicamente saudável (e a última pode surpreender)…

Se você ficar sentado por uma ou duas horas, desfará todo o bom trabalho que seu exercício fez. ficar Sentado é o novo tipo de cigarro. – Professora Janet Lord

7. O exercício aeróbico regular é bom

Basicamente, qualquer coisa que aumente sua freqüência cardíaca e faça seus pulmões trabalharem. “Você sabe que está fazendo exercícios aeróbicos”, diz Janet, “se estiver um pouco suado e seu coração estiver batendo um pouco mais rápido”. E quanto? “Você quer fazer cerca de 150 minutos por semana em sessões de 10 minutos. Pode ser que você esteja indo pegar o jornal pela manhã ou passeando com o cachorro. Não demore, vá em um bom ritmo, esse é o número um. Isso está cuidando do seu coração e também do seu cérebro. “

Imagem: Stevepb/Pixbay

8. Força muscular é importante

Você precisa manter sua força muscular“, diz Janet. “Isso significa que você pode sair de uma cadeira facilmente e, por sua vez, pode sair do vaso sanitário e, com isso, manter sua independência – é simples assim. Cruze os braços e veja quantas vezes você consegue sair da cadeira em 30 segundos. Se você puder fazê-lo apenas duas ou três vezes, faça-o todos os dias e veja se consegue fortalecer seus músculos. Outras coisas simples podem ser ter uma sacola com batatas de ambos os lados e gentilmente levantá-las para cima e para baixo para aumentar sua força. ”

9. Não fique parado por muito tempo

É importante observar quanto tempo você é sedentário, o que é uma má notícia para os funcionários de escritório. “Se você ficar sentado por uma ou duas horas”, diz Janet, “desfará todo o bom trabalho que seu exercício fez. Sentar é o novo cigarro.

Nota: A Parte 1/2 da matéria How to live a longer (and healthier) life: Nine simple pode ser lida clicando no botão abaixo.

Texto e Arte: BBC, Radio 4, UK/woman’s Hour

Tradução/Adaptação: Redação AlagoasHoje.com