Abraçar a ‘alegria do comum’ pode ser o caminho para a felicidade? – Parte 1/2

Arte: BBC Radio 4, UK/Woman's Hour.

Neste momento de crise em que estamos vivendo, nossa eterna busca pela felicidade volta à lista de prioridades.

Concentramos nossas energias e planos nas grandes realizações e mudanças radicais na vida que esperamos que nos tornem ‘verdadeiramente felizes’. Mas e se pudéssemos nos tornar “felizes por padrão”, apenas adotando o comum?

O novo livro da autora e jornalista Catherine Gray, The Unexpected Joy of the Ordinary, nos implora para celebrarmos as coisas normais e médias (mas alegres) em nossas vidas cotidianas. Depois que ela parou de beber, ela começou a explorar como mudar seu modo padrão de “insatisfeito e desencantado” para “conteúdo”. Aqui, ela conta à Woman’s Hour (BBC, UK Radio 4) sete coisas que aprendeu ao longo do caminho …

Nossos cérebros são naturalmente negativos

“Nós temos esse antigo fio condutor para ser negativo, o que foi realmente útil na época em que éramos caçadores. Mas, na sociedade – e crise! – atual, ele realmente trabalha contra nós e cria toda essa ansiedade e depressão ”, diz Catherine.

A maior parte da vida é cotidiana, monótona e pedestre. Então, por que não abraçar a alegria do comum? Não temos nada a perder.

“Para substituí-lo, você precisa usar alguns truques, como gratidão, atos aleatórios de bondade e simplesmente perceber os pontos positivos, em vez de permitir que nossos cérebros com viés negativo pilotem automaticamente todos os negativos.

“A maioria de nós vive uma vida normal, normal. Temos esses momentos extraordinários, mas eles não duram muito … a maior parte da vida é cotidiana e um pouco monótona e chata. Então, por que não abraçar a alegria do comum? Não temos nada a perder.

Ser grato pelas pequenas coisas pode mudar sua vida

“É um clichê de bem-estar, mas, além do exercício e da meditação, a gratidão é uma das coisas mais apoiadas pela ciência que você pode fazer para melhorar sua saúde mental”, diz Catherine.

“Seis anos atrás eu era suicida. Quando parei de beber, ainda estava muito prá baixo, então comecei a pesquisar como mudar isso. Eu continuava lutando contra a gratidão e ‘encontrando beleza no dia a dia’, e mesmo que meu britanismo (jeito de ser do inglês comum) fosse como ‘isso é muito extravagante e sentimental para mim’, eu tentei. Entrei para um grupo de gratidão no Facebook e comecei a escrever gratidão todos os dias e isso mudou completamente minha saúde mental.

“[Eu descobri] oito gratificações por dia é a quantidade perfeita, e você está diluindo. Você não quer dizer repetidamente: ‘Sou grato pelo meu cachorro’. Você precisa encontrar algo específico sobre o cão pelo qual está agradecido. Talvez vocês dois tenham realmente andado muito bem naquele dia? Faço isso há seis anos, o que significa que estou literalmente procurando coisas pelas quais agradecer, o que significa que as encontro. É um viés de confirmação, é apenas psicologia. Funciona.”

Faça de você uma “lista de felicidade”

“Não devemos ser felizes o tempo todo, somos humanos – ficamos bravos, tristes e tristes e tudo bem, mas você pode melhorar seu dia se se envolver na felicidade como ‘uma atividade’”, diz Catherine que agora jura por sua própria “lista de felicidade”.

“Se eu acordo e estou de mau humor, o que acontece, eu não sou uma pessoa da manhã, então penso na minha felicidade como uma espécie de escolha. Eu tenho uma lista de 26 coisas que me fazem feliz. Eles variam de dançar pela cozinha a acariciar um cachorro e escrever … a natureza apresenta muito. A maioria das coisas nesta lista é gratuita, eu posso acessá-las todos os dias e, se eu escolher apenas algumas delas, geralmente muda o meu humor. ”

NOTA: A Parte 2/2 desta Matéria será publicada em breve.

Texto: Catherine Gray/BBC Radio 4, UK/Woman’s Hour. Arte: BBC Radio 4, UK/Woman’s Hour.

Os livros de Catherine A alegria inesperada de ser sóbrio, a\A alegria inesperada de ser solteira e A alegria inesperada do comum estão disponíveis – Em inglês no Reino Unido..

Tradução/Adaptação: Redação AlagoasHoje.com