Os Beatles na voz de Caetano, Milton, Gil e Rita

Os Beatles em uma imagem de 1965.CORDONPRESS

Cineasta e produtor espanhol propõe uma revisão das canções do quarteto de Liverpool através do filtro de importantes artistas da MPB

O tropicalismo foi um movimento inovador que revolucionou a cultura brasileira nos anos 70: a música, a poesia, o cinema, a pintura… Seus protagonistas rompiam com a tradição e embarcavam no trem da modernidade.

Na música, seus representantes mais conhecidos foram Gilberto Gil e Caetano Veloso. Gil e Caetano eram “filhos” de João Gilberto, mas ao mesmo tempo reivindicavam a modernidade, amavam o pop e o rock anglo-saxão.

Ambos passaram pela prisão devido ao golpe militar de 1964. Ao serem soltos, se exilaram em Londres, onde conheceram o romancista cubano Guillermo Cabrera Infante, fugido de outra ditadura, a de Fidel Castro. A Londres aonde chegaram era a swinging London dos Beatles, dos Stones, da minissaia…

Acho que só fui “entender” a letra de Help quando a ouvi sendo cantada por Caetano. Depois, soube que foi assim que Lennon a compôs, mas que o obrigaram a gravá-la mais rápida. Ao longo de sua carreira, Gil e Caetano demonstraram com covers não só dos Beatles, mas também de Dylan, Jimi Hendrix, Bob Marley e dos Rolling Stones, a sua militância geracional pela música dos anos sessenta e setenta.

Esta é uma seleção de algumas versões brasileiras dos Beatles na voz de Gil e Caetano, mas também de Milton Nascimento e Rita Lee. Acrescentei-lhes o piano de André Mehmari, que também dedicou um belo disco solo aos Fab Four.

Texto: Fenando Trueba/El País. Foto: CordonPress.