Em três dias, Mutirão de Cirurgias agenda 801 procedimentos em Arapiraca

José Lisboa da Silva, de Girau do Ponciano, foi um dos pacientes que agendou proce. Foto: Carla Cleto

Durante as quatro ações que aconteceram em Maceió e em Arapiraca, foram atendidas, até agora, 4.525 pessoas; no total foram agendas 2.616 cirurgias

Na quarta edição do Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) em Arapiraca, foram agendados 801 procedimentos, beneficiando a população do Agreste e Sertão. De quarta-feira (11) até sexta-feira (13) foram realizadas consultas, exames e triagens pré-operatória.

Como vem ocorrendo nos mutirões que a Sesau realizou em Maceió, nos bairros Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, a demanda foi grande em Arapiraca, com uma média de mais de 300 pessoas sendo atendidas diariamente. No espaço que funcionou no Centro do município, uma estrutura foi montada para atender a população.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, essa é mais uma ação para atender uma demanda reprimida que havia, beneficiando a população mais carente dos bairros populosos de Maceió e, nessa última edição, os alagoanos do Agreste e Sertão. “A demanda tem sido grande nos mutirões que foram realizados e, nesse último, também. As equipes da Sesau atuaram de forma eficaz e eficiente, desde a triagem até o agendamento das cirurgias para hérnia do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, retirada do mioma e pedra na vesícula”, afirmou.

A exemplo dos mutirões que ocorreram em Maceió, a maior parte das cirurgias agendadas foi para mulheres (508), conforme destacou a assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto. Também foram marcados 242 procedimentos para homens e 51 para crianças.

“O mutirão é um esforço que a Secretaria de Estado da Saúde está fazendo para reduzir a fila de espera por cirurgias em Alagoas. A procura estava dentro do esperado, mas, conseguimos atender a todos, assegurando a redução do número de usuários que aguardam por cirurgias eletivas por meio do SUS”, ressaltou.

Durante os quatro mutirões que aconteceram em Maceió e Arapiraca, foram atendidas, até agora, 4.525 pessoas. No total foram agendas 2.616 cirurgias, entre homens, mulheres e crianças.

Texto: Mônica Lima/Ag. Alagoas. Foto: Carla Cleto.