Arapiraca – Prefeitura capacita profissionais de saúde para enfrentar o coronavírus

Profissionais de saúde participam de capacitação com o médico infectologista José Maria Constant (Foto: Lucas Ferreira)

Profissionais médicos da Atenção Básica, técnicos dos núcleos hospitalares e Vigilância Epidemiológica de Arapiraca e de municípios circunvizinhos participaram, esta semana, de capacitação sobre o coronavírus, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Ministrada pelo médico José Maria Constant, infectologista referência em Alagoas, a capacitação integra a agenda de atividades do programa de Educação Permanente do Município, que reúne os médicos da Atenção Primária, mensalmente, no Centro de Referência Integrado de Alagoas, para atualizações.

O objetivo da ação é promover a qualificação dos profissionais para o enfrentamento ao coronavírus, uma situação nova que deixa o mundo em estado de alerta. No Brasil, o Ministério da Saúde contabiliza 77 casos confirmados de coronavírus, segundo balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (12).

Em Alagoas, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou um caso em Alagoas. O paciente é um alagoano de 42 anos que voltou da Itália no dia 3 de março e procurou atendimento médico em Maceió por apresentar sintomas. Ele está em isolamento domiciliar e o estado de saúde é estável.

“Em meados dessa epidemia que vem se alastrando no mundo todo, que é o coronavírus, em parceria com a parte da coordenação Médica, superintendência de Atenção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, resolvemos abordar o tema coronavírus e influenza”, ressaltou  Celso Marcos, coordenador  médico de Arapiraca.

O prefeito Rogério Teófilo destacou a importância  de preparar os profissionais do quadro do Município com conhecimento para receber os usuários e lidar com a possibilidade de algum caso em Arapiraca. “É necessário ter definido qual o fluxo e como esse  profissional vai agir para conseguir controlar a situação”, afirmou.

Educação Permanente

O médico Celso Marcos ainda afirmou que as atividades da Educação Permanece são um ganho para o Município. “Fazemos jus ao conceito de que é através da educação que a gente consegue mudar a nossa realidade. E, na parte médica, estamos realizando capacitações, a fim de ofertar a nossa população uma medicina de melhor qualidade, com abordagem mais centrada, humanizada e resolutiva”, completou.

Treinamento

Coronavírus, coqueluche, sarampo e vírus respiratórios foram tema de uma outra capacitação, também esta semana, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Ministrada pela enfermeira e coordenadora Municipal das Doenças Imunopreveníveis, Adriana Duarte e técnico do LACEN / Maceió. O participantes receberam treinamento de coleta, transporte e armazenamento de amostras para o exames.

Texto: Pref. de Arapiraca. Foto: Lucas Ferreira.