Bill Gates deixa o conselho da Microsoft para se concentrar em filantropia

Foto: Reuters

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, está deixando o conselho da empresa para dedicar mais tempo às atividades filantrópicas.

Ele diz que quer se concentrar na saúde e desenvolvimento globais, educação e combate às mudanças climáticas.

Um dos homens mais ricos do mundo, Gates, 65 anos, também deixou o conselho da enorme holding de Warren Buffett, Berkshire Hathaway.

Gates deixou o cargo de diretor da Microsoft em 2008.

Anunciando sua última jogada, o Sr. Gates disse que a empresa “sempre será uma parte importante do trabalho da minha vida” e continuará envolvido com sua liderança.

Mas ele disse: “Estou ansioso por esta próxima fase como uma oportunidade de manter as amizades e parcerias que mais significaram para mim, continuar contribuindo para duas empresas das quais estou incrivelmente orgulhoso e priorizar efetivamente meu compromisso de abordar alguns dos desafios mais difíceis do mundo “.

Gates é listado pela Forbes como o segundo homem mais rico do mundo, depois do fundador da Amazon, Jeff Bezos, e vale US $ 103,6 bilhões.

Ele fez sua fortuna desenvolvendo software para o computador pessoal.

Quando jovem, ele abandonou a faculdade e se mudou para Albuquerque, no Novo México, onde fundou a Microsoft com seu amigo de infância, Paul Allen, que morreu em 2018.

Sua grande oportunidade ocorreu em 1980, quando a Microsoft assinou um acordo com a IBM para construir o sistema operacional que ficou conhecido como MS-DOS.

A Microsoft tornou-se pública em 1986 e, em um ano, Bill Gates, aos 31 anos, havia se tornado o mais jovem bilionário.

Gates atua no conselho da Berkshire desde 2004, mas dedica grande parte de seu tempo à organização de filantropia que estabeleceu com sua esposa, a Fundação Bill & Melinda Gates.

O casal foi nomeado os filantropos mais generosos dos EUA em 2018 pela The Chronicle of Philanthropy, depois de doar US $ 4,8 bilhões à sua fundação no ano anterior.

Texto: BBN, News UK. Foto: Reuters.

Tradução: Redação.