13 provérbios e citações para ajudá-lo em momentos de necessidade – Parte 1

Com festividades frenéticas ao virar da esquina, listas de tarefas cada vez mais longa, incerteza política e caos na política e economia, você pode sentir que está lutando para se manter calmo e centrado.

Felizmente, estamos à disposição para ajudar. Aqui estão seis provérbios sábios de todo o mundo – antigos e novos – para ajudá-lo a relaxar, esvaziar e respirar com facilidade.

1. Muitos rios calmos começam como uma cachoeira turbulenta, mas nenhum arremessa e espuma até o mar

O poeta russo Mikhail Lermontov nos lembra que, embora as coisas possam parecer tumultuadas agora, não será assim para sempre. A turbulência de um rio desaparece à medida que flui, e muitos dos problemas da vida diminuem à medida que seguem seu curso natural.

2. Onde há paz e meditação, não há ansiedade nem dúvida

São Francisco de Assis era um frade, diácono e pregador católico italiano. Um homem sábio, ele é quem deve ouvir. Concentre-se na paz e pratique um ponto de meditação e não haverá muito espaço para ansiedade e preocupações.

3. O fruto do silêncio é tranquilidade

Um provérbio árabe . Para alcançar um estado de calma e tranquilidade, basta procurar um pouco de silêncio.

Sua felicidade não tem nada a ver com circunstâncias externas

Procuramos felicidade nos lugares errados?

4. Preocupe-se com a aprovação das pessoas e você será prisioneiro delas. Faça o seu trabalho, depois dê um passo atrás. O único caminho para a serenidade

É fácil se enterrar no trabalho; fixar-se em atingir metas e agradar as pessoas. Mas, como sugere o antigo filósofo e escritor chinês Lao Tzu , o caminho para a serenidade pode ser fazer seu trabalho e, então, distanciar-se. Esqueça a espera de feedback e foque em si mesmo.

5. Na sua calma está a sua força

Associamos o entusiasmo, a raiva e a força como sinais de força, mas, como afirma esse provérbio alemão , há uma força verdadeira em permanecer medido e calmo.

6. Não tenha medo de chorar. Isso libertará sua mente de pensamentos tristes

Esse ditado da antiga tribo Hopi nativa americana (os “pacíficos”) nos lembra que não há problema em mostrar nossos sentimentos, e que ter um bom e velho choro quando estamos preocupados ou chateados pode nos ajudar a nos sentir mais calmos e felizes. Bota tudo pra fora!

Texto e Foto: BBC, UK. Trad.: Redação.