Quartas Eruditas promove educação musical para crianças, idosos e comunidade geral

Em abril deste ano foi iniciada a temporada 2019 de concertos da Camerata Ero Dictus no projeto Quartas Eruditas, parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e o Instituto de Cultura Ero Dictus. Na última quarta-feira de cada mês, é realizado um concerto didático gratuito para grupos de escolas e instituições, além do público em geral, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. O penúltimo concerto didático deste ano acontecerá dia 27/11, próxima quarta, às 15h. No mês de dezembro a Camerata vai fazer uma apresentação especial de Natal, na Praça Deodoro, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, contando também com a presença daquele coral.

Segundo a Gerência Artística da Diteal, em 2019 o projeto teve um público de mais de duas mil pessoas, em sua maioria crianças da rede pública de ensino e grupos de idosos trazidos por instituições de Maceió. Em cinco anos de Quartas Eruditas, mais de dez mil espectadores já assistiram aos concertos e a consultora do Instituto Ero Dictus, a pianista Oriêta Feijo, comenta satisfeita que “o ponto alto é a frequência que vem aumentando, evidenciando que as metas estão sendo alcançadas”.

“Essa formação didática é altamente importante para nossas crianças, adolescentes, terceira idade e público em geral, pois os aproximam da música de qualidade, desperta talentos e forma plateia”, explica Oriêta. As apresentações são preparadas e dirigidas pelo maestro Max Carvalho, que direciona o concerto para uma didática pedagógica, ensinando sobre os instrumentos musicais, sobre teoria musical, história da música e, como ele destaca, “o prazer pelo estudo. Ser erudito não é ter conhecimento do clássico, mas se dedicar ao estudo, é isso que queremos transmitir, todos os nossos músicos são muito dedicados”.

No repertório, para criar o gosto pela diversidade musical e fazer o encontro de culturas, são escolhidas músicas de compositores e épocas diferentes. O passeio pelas culturas inicia em compositores internacionais importantes para a música clássica, como Johannes Brahms, Franz Schubert e Johann Sebastian Bach, passando pela contemporaneidade de grandes músicos nacionais como Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Outro ponto alto do concerto sempre são os compositores alagoanos, com músicas como Besinha e Lágrimas de Um Anjo de Misael Domingues e outras de José Fernandes de Paula e Hermeto Pascoal.
Esta temporada está se encerrando, mas os planos é que a parceria tenha vida longa. Oriêta destaca a importância de haver projetos como esse no Estado, ora que a música clássica é pouco difundida e há a necessidade de formação de plateia e educação cultural. “Agradecemos muito a maravilhosa parceria da Diteal na pessoa de sua presidente Sheila Maluf, seu diretor cultural Alexandre Holanda e toda equipe que com carinho cuida do bom desenvolvimento do projeto”, conclui a pianista.

Texto: Ulisses Abílio*/Cultura AL.