
O Turismo de Maceió vem sendo exemplo de boas práticas em várias regiões do país. Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), recebeu, no Hotel Tambaqui, uma comitiva de gestores públicos municipais do norte de Minas Gerais a fim de conhecer os principais projetos desenvolvidos pela pasta. Na oportunidade, a equipe da Semtel participou de uma ação de benchmarking liderada pelo Sebrae Minas no intuito de promover uma troca de experiências no segmento e apresentar iniciativas de sucesso adotadas pela gestão municipal da capital alagoana.
Durante o encontro, a equipe da Semtel explicou o Planejamento Municipal de Turismo, como funcionam as parcerias do setor público com o setor privado, e como essa ação tem impactado no desenvolvimento do Destino Maceió. Dentre os principais projetos apresentados pela secretaria, estiveram as ações comerciais e promocionais de divulgação do destino, além de iniciativas como a plataforma digital Experimente Maceió, o Maceió 360º, Chatbot, Habla Maceió e Centro Pesqueiro do Jaraguá.
De acordo com o gestor da Semtel, Jair Galvão, o encontro é sinal de que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Maceió vem se consolidando frente à outros destinos e gerando frutos bastante positivos. “A Prefeitura fica muito feliz em participar desse encontro. De certa forma, é um reconhecimento do bom trabalho e dos projetos que estão sendo realizados na capital. Além de ser uma grande oportunidade de trocar experiências com outros estados brasileiros, é também uma forma de reafirmar a importância das ações estratégicas para o desenvolvimento do setor na capital alagoana. Principalmente aqueles que se destacam na área de estruturação e qualificação do destino, projetos de capacitação de prestadoras de serviços. Cada vez mais Maceió vem fazendo essa escola, que já demonstra, por meio dessa ação, que serve de exemplos a serem replicados em outras partes do país.” ressaltou o secretário.
O encontro com os gestores, realizado também no turno da tarde, trouxe ainda na programação a apresentação dos projetos de revitalização do Jaraguá (Jaraguá Vivo e concurso de intervenções artísticas) e de Intervenções Urbanas (esculturas e placas com interesse turístico), além da Sinalização Turística, Observatório do Turismo de Maceió, CAT Móvel e Praia Acessível.

Segundo o presidente da Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau, e consultor do Sebrae Minas, Ítalo Mendes, a escolha do Destino Maceió se deu pela capital alagoana ser destaque e referência em ações voltadas ao desenvolvimento da oferta turística no âmbito nacional.
“Nos impressiona Maceió, por ser campeã de vendas das principais operadoras, como CVC e Azul Viagens, ser o destino mais buscados para as festas de fim de ano, como Réveillon e Natal, mas, sobretudo por conta das boas práticas de gestão aplicadas ao turismo. Então, isso motivou bastante a gente vir conhecer de perto essas ações, os diferenciais promocionais, como o Experimente Maceió, que tem nos inspirado a termos uma estratégia de marketing igual. Ou, quem sabe o chatbot e realidade virtual, que poucos mercados brasileiros estão usando. Então, esses são diferenciais que chamam atenção, sobretudo por ter sido desenvolvido pela própria equipe da secretaria”, revelou o presidente.
Nesta terça -feira (26), o grupo segue um roteiro de visitas técnicas a entidades como o Maceió Convention Visitors Bureau (MC&VB) e Sebrae, além de conhecerem a sede do turismo da Semtel, o CAT Móvel no Porto de Maceió, o Centro Pesqueiro e a parte histórica do Jaraguá, placas de Sinalização Turísticas, esculturas da orla e o totem Eu amo Maceió.
Texto: Cláudia Leite / Ascom Semtel. Foto: Ascom Semtel.