Posse de bebê prefeita abre Semana do Bebê em Maceió

Vice-prefeito entregou simbolicamente a chave da cidade à bebê prefeita. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Ana Clara dos Santos Silva é a mais nova bebê prefeita de Maceió. Ela foi a primeira bebê nascida em maternidade pública da capital neste domingo (24) e recebeu simbolicamente a chave da cidade. A ação abre a 5ª edição da Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef). Atividades na Rua Fechada da Ponta Verde também marcaram o primeiro dia da programação.

Clara nasceu às 00h12 no Hospital Santo Antônio. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, visitou a recém-nascida e lembrou o significado do gesto. “É muito importante a iniciativa e melhor ainda é tudo o que é oferecido durante o ano pela Prefeitura. Estamos numa maternidade pública, na qual contratualizamos os serviços e a gente vê que está tudo funcionando e que Prefeitura está honrando os compromissos. Aqui temos uma mãe muito feliz ao lado da neném que já recebeu a chave da cidade, representando o início da campanha, e hoje mesmo temos muitas ações na Rua Fechada”, pontuou o gestor.

Marcelo Palmeira lembrou do trabalho da Prefeitura durante todo o ano. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

A bebê prefeita nasceu às 00h12 no Hospital Santo Antônio e é filha de Natali dos Santos e Arnaldo da Silva, moradores do Clima Bom. Ana Clara terá um mandato de um ano para cumprir a agenda de representar o cuidado do Município com a primeira infância.

A abertura da Semana do Bebê também levou uma grande ação para a Rua Fechada, na orla de Ponta Verde.   As ações integradas ofereceram atendimentos e atividades nas áreas de educação, saúde, assistência social, trânsito, esporte e lazer. Oficinas, danças, orientações e recreação atraíram as famílias que passaram pelo local.

Integração entre secretarias municipais e iniciativas privadas levou ações para a Rua Fechada. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Ana Carolina Machado é empresária e avó da Isabela Costa, de 3 anos. A pequena aproveitou o espaço de jogos educativos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A avó também se divertiu. “Acho muito importante isso , porque é a partir desta idade que se forma o caráter da criança. Aqui tem interação, educação sobre coleta de lixo e exercícios para a exercitar a coordenação motora, por exemplo. Só vamos sair quando acabar”, disse a empresária.

Ana Carolina levou a neta Isabela Costa para aproveitar programação. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

No estande da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Emilly Caroline, de 4 anos, estava com rosto pintado e pincel na mão produzindo uma obra de arte. “Pintei meu nome e flores. Estou gostando de estar aqui e vou continuar pintando”, falou. A inclusão social também se fez presente. Sarah Betina do Nascimento tem 6 anos, é cadeirante e ficou feliz por ter acesso à Estação Saber, a biblioteca volante da Semed: “estou me sentindo muito bem. Vim pra Semana do Bebê, pintei o rosto, a bolsa, me diverti e gostei muito”.

Emilly Caroline se divertiu no espaço da AAPPE, 5 anos. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, que é médica, também vestiu a camisa da Semana do Bebê. “A educação é base de tudo e, inclusive, orienta a busca por saúde e o cuidado da criança. A Semana do Bebê tem um papel importante de chamar atenção da população para conscientizar que o bebê deve ser cuidado todo dia e toda hora para que ele cresça bem. A Prefeitura assume esse papel, a cada ano há uma melhoria nas ações e elas acontecerão nos bairros, pois é onde elas precisam acontecer”, enfatizou Ana Dayse. “Nosso agradecemos ao Unicef por ter escolhido Maceió uma das 10 capitais de trabalho e a resposta  dada através dos indicadores que mostram o nosso crescimento”, acrescentou.

Ana Dayse Dorea, secretária municipal de Educação, participou de mobilização. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

A programação

A Semana do Bebê tem o objetivo de fortalecer as ações de cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. Este ano, a programação apresenta o tema “Alimentação Saudável na Infância: benefícios para toda vida!”. O Município mobilizou órgãos municipais, parceiros e apoiadores para realizar atividades até o próximo sábado (30). Confira a programação completa aqui.

Chefe de Gabinete Andrea Houly destaca as ações nos bairros. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

A chefe de Gabinete da Prefeitura, Andrea Houly, destaca a parceria com instituições e que o objetivo é melhorar o desenvolvimento das crianças maceioenses. “Hoje é um início de uma semana cheia de atividades. Teremos atividades nos Cmeis e Cras, além das diversas ações promovidas pelos parceiros. Isso tudo para que as crianças tenham uma primeira infância melhor, esse ano com foco na alimentação saudável”, disse Andrea.

Juliana Vergetti, consultora do Unicef, lembra que toda sociedade é responsável pelo desenvolvimento das crianças. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Para a consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, o foco é mostrar que toda sociedade é responsável pelo desenvolvimento da primeira infância. “É estratégia de mobilização social que o Unicef vem apoiando em Maceió e em várias cidades do Brasil, porque entendemos a importância do cuidado e da proteção integral na primeira infância. Trazemos uma mensagem de que todos os parceiros, instituições, famílias e comunidades têm essa responsabilidade. Todo trabalho deve seja humanizado na perspectiva da garantia dos direitos, proteção e promoção dos direitos da primeira infância”, explicou.

A juíza Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível de Maceió da Infância e Juventude, prestigiou o evento e ressaltou a união de forças para garantir os direitos das crianças: “Há comprovação científica de que a fase do ventre materno até os 6 nos de idade é importantíssima para o desenvolvimento da criança, ou seja, o futuro do cidadão terá consequência pelo que foi cuidado nessa fase. Todos nós precisamos contribuir para assegurar todos os direitos das crianças. Estou muito feliz em ver que a gente vem tendo essa consciência”.

Parceiros da Semana do Bebê promoveram alegria e diversão. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Parceria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é uma das instituições parcerias da ação e promoveu o resgate de brincadeiras antigas com as crianças que passaram pela Rua Fechada. “Já é o terceiro ano que a gente vem participando e é uma semana muito importante que chama atenção para todos os cuidados com a criança. A gente leva muita informação sobre as necessidades da primeira infância”, disse Taise de Almeida, coordenadora de Programa de Intervenção Precoce da Apae.

Semana do Bebê. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Não faltou alegria e diversão para a garotada no espaço de atividades do grupo Sorriso de Plantão. Kelwin Barros, o “Drº Remexe”, falou do sentimento de ser voluntário e contribuir com o evento. “É o segundo ano consecutivo que estamos aqui e é maravilhoso participar e realizar atividades lúdicas, fazendo um pouco do que já praticamos nos hospitais com a interação nas áreas de pediatria. A gente liberta a criança interior e recebe sorrisos, o melhor presente”, exaltou o estudante de Radiologia.

Lei

A Semana do Bebê de Maceió passou a integrar o calendário oficial de programação de eventos do Município a partir da instituição da Lei Municipal nº 6.673, de 23 de junho de 2017, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira. A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o Unicef sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil.

Texto: Thiago Aquino / Secom Maceió.