Em alusão ao Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) realizou, na manhã da última terça-feira (11), atividades de orientação e saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Junta Médica do Município. O evento aconteceu na sede da Semge e, além de palestras, disponibilizou testes rápidos gratuitos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C aos servidores e visitantes.
Com o tema ‘’Diagnóstico precoce, cura futura’’, a iniciativa ofereceu informações detalhadas sobre os cuidados com a saúde, especialmente a prevenção às IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com Teresa Carvalho, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, o propósito dessas ações é ‘’possibilitar o acesso aos testes rápidos ao maior numero de pessoas e orientar cada uma delas sobre a vulnerabilidade e a exposição aos vírus’’.
Uma roda de conversa conduzida pelo presidente da Junta Médica de Maceió, Danyel Moraes Alves, discutiu questões referentes à saúde do homem na faixa etária de risco e a desmistificação do exame periódico de próstata. Também foram entregues solicitações de exames para rastreamento e prevenção.

Para Marileide Silva, psicóloga do Núcleo de Acolhimento Humanizado ao Servidor (NAHS) da Semge, o propósito do Novembro Azul é reforçar os cuidados com a saúde e a promoção da qualidade de vida do homem entre os servidores municipais. “Com essas ações, buscamos promover a cidadania e a conscientização do servidor, através do cuidado e da informação’’, afirmou.
Ela também destaca a importância destas iniciativas à população masculina devido à resistência que ainda cerca os exames preventivos do câncer de próstata. ‘’Nós sabemos que este tema é um tabu, uma questão cultural e que as abordagens devem seguir rumos diferentes. Quando se fala de exames preventivos, por exemplo, a mulher responde mais rápido que homem’’, apontou.
O Novembro Azul, o Maceió Rosa (prevenção ao câncer de mama) e o Dezembro Vermelho (prevenção e o tratamento precoce contra o HIV) fazem parte do cronograma de ações realizadas no último trimestre do ano pela Prefeitura de Maceió.
Texto: Otávio Mendonça (Estagiário)/Ascom Semge.