Para celebrar o Dia Mundial da Criança, comemorado em 20 de novembro, nesta quinta-feira (21), um grupo de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação e do serviço de Acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou da sessão ordinária da Câmara Municipal. A ação acontece pelo terceiro ano consecutivo, quando meninos e meninas assumem simbolicamente um cargo público e desenvolvem atividades juntamente com os gestores dos poderes Executivo e Legislativo e conhecem de perto as funções de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público, entre outras entidades e instituições.
Antes do Legislativo Municipal, os meninos e meninas estiveram na sede da Prefeitura de Maceió, onde conheceram o dia a dia do prefeito Rui Palmeira e de secretários municipais. O estudante Gustavo Nascimento, de 15 anos, do serviço de acolhimento, tomou posse como prefeito mirim, condição em que também participou da sessão da Câmara de Maceió.
“Mais uma vez abrimos a Câmara para as crianças e o Unicef, que faz um trabalho magnífico em todo o mundo, e aqui em Alagoas não é diferente, ajudando crianças e adolescentes menos favorecidos. Temos muita satisfação em receber todos vocês”, declarou o presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PSDB).

Um dos momentos que mais emocionaram os presentes na sessão foi a fala da estudante de escola pública e referenciada pelo Cras do Santos Dumont, Roberta Karllyny, de 14 anos. “Quando eu tinha cinco anos, fui vítima de racismo. Eu tive depressão por isso, chorei muito, mas estou aqui. Eu quero dizer a todas as crianças que não desistam do sonho de vocês. Eu quero ser atriz e poder dar uma casa para minha mãe”, disse Roberta, emocionada.
Na condição de secretário municipal de Turismo de Maceió por um dia, o aluno da escola Luis Pedro I, Jadson Leandro, de 13 anos, falou sobre a experiência. “Estou muito feliz de estar aqui como secretário mirim de Turismo, Educação e Lazer. Ano passado fui vice-prefeito, hoje faço teatro com tema do combate ao trabalho infantil e sou do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Juvenópolis”, disse Jadson.
Representante do Unicef para o Semiárido, Dennis Lassen comemorou os números obtidos pelo Brasil nos últimos 15 anos. “Para o Unicef, é uma honra muito grande realizar o trabalho com as crianças no Brasil porque nesses 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, o país reduziu em 60% a mortalidade infantil, quando a média global é de 50%. Além disso, também diminuiu em 20% a evasão escolar. Alagoas segue no mesmo ritmo e tem dado exemplo. Por outro lado, é um desafio, em um país tão grande, eliminar o número de homicídios de crianças, cuja estatística é de assombrosas 30 mortes por dia”, destacou Dennis Lassen.
A ação acontece em todo o mundo e é feita em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Texto: Secom, Dicom, CMM.