Turismo do Saber: museus encantam estudantes

Turismo do Saber museus encantam estudantes .jpg

O projeto Turismo do Saber, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), realizou mais uma ação nesta quarta-feira (23). Com a participação de 33 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, o Turismo do Saber na Escola atendeu aos alunos da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa e contemplou um roteiro por diversos prédios históricos da Capital.

As atividades tiveram início no Centro da cidade com um passeio no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em direção ao Jaraguá. No bairro histórico, as crianças seguiram a pé em direção ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), com o acompanhamento de um guia de turismo da Luck Receptivo, onde assistiram um filme e uma palestra sobre os atrativos e a história da cidade.

Os alunos conheceram a exposição Teias dos Sentidos no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Foto: Semtel

Depois da visita ao museu, as crianças seguiram em um city tour panorâmico até chegar ao Complexo Cultural Teatro Deodoro, onde puderam apreciar a exposição do artista plástico Pedro Cabral, com o tema “Teias dos Sentidos”. Por fim, os alunos visitaram o Museu Palácio Floriano Peixoto e criaram frases sobre o turismo de Maceió, para participar de um concurso que elegerá as melhores no final do ano.

Para a coordenadora-geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, o projeto tem um papel fundamental no desenvolvimento social dessas crianças ao apresentar a riqueza natural e cultural de Maceió e ser um meio de mostrar um pouco das profissões ligadas ao setor. “O projeto Turismo do Saber tem como objetivo despertar o interesse dos alunos por meio da sensibilização turística. O projeto intensifica a necessidade de conhecer de perto nossa história local, os equipamentos culturais e os principais pontos turísticos, expondo o potencial de Maceió e as oportunidades do setor”, afirmou.

O passeio foi finalizado no Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA). Foto: Semtel

O projeto Turismo do Saber é realizado pela Semtel em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semas) e instituições como o Sesc, Senac, Luck Receptivo, Ciee, Parque Shopping, Cinesystem, Sindhal, Abih, Abrasel, LBV, CBTU, Jatiúca Hotel e Resort, Misa, Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto e Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

Texto: Junior Lima / Ascom Semtel. Foto: Semtel.