Brexit.Três dias de debate em Londres para tentar passar acordo

Um cartaz empunhado por um opositor do Brexit junto às casas do Parlamento, em Westminster, em Londres Reuters

Bruxelas já fez “tudo o que podia” e remeteu qualquer decisão do Brexit para a Câmara dos Comuns Inglesa, tal como o Parlamento Europeu, que recusa votar o texto antes da aprovação de Londres. O Governo de Boris Johnson iniciou entretanto uma maratona de três dias para conseguir aprovar no Parlamento britânico o seu acordo.

É a nova estratégia, depois de o presidente da Assembleia britânica, John Bercow, ter proibido segunda-feira uma nova votação do texto acordado a semana passada em Bruxelas,.

Sem desistir, o Governo de Johnson publicou logo depois a proposta de lei para o Brexit, acelerando o processo de debate e aprovação no Parlamento em três dias, de forma a tentar ratificar o acordo de saída até à próxima semana.
“O uso de procedimentos acelerados ocorreu devido ao prazo que temos para 31 de outubro”, justificou o ministro responsável pelos assuntos parlamentares, Jacob Rees-Mogg.

No sábado, o texto do acordo acabou por nem sequer ser votado, depois dos deputados aprovarem uma emenda que suspendeu qualquer ratificação final até ser aprovada a legislação a regulamentar o texto.

À espera de Londres

O Parlamento Europeu está debatendo a proposta de acordo, em Estrasburgo e o Presidente do Conselho Europeu e o Presidente da Comissão Europeia estão atualizando os eurodeputados sobre a situação.

Os líderes europeus salientaram que uma saída sem acordo só poderá acontecer por vontade dos britânicos.

“Fizemos tudo o que podíamos para garantir um Brexit com acordo”, garantiu o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, remete para o Parlamento de Londres a definição do próximo passo para o Brexit.

Texto: RTP, Portugal.