Reino Unido e UE chegam a acordo sobre o Brexit. Mas ainda não chegaram lá, ainda.
Após meses de negociações, o Reino Unido e a UE concordaram em um novo acordo sobre a saída do Reino Unido, segundo comunicado do primeiro-ministro britânico Boris Johnson e do presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker.
Um grande ponto de discórdia no plano ainda é a questão da fronteira irlandesa.
Segundo Juncker, o acordo de saída “focou-se no protocolo da Irlanda / Irlanda do Norte e procurou identificar uma solução mutuamente satisfatória para lidar com as circunstâncias específicas na ilha da Irlanda”.
O próximo desafio para Johnson será obter aprovação no Parlamento britânico (particularmente do Partido da União Democrática da Irlanda do Norte – DUP).
O suporte ao DUP é crucial para a Johnson obter o apoio da maioria. Porém, logo após o anúncio do acordo de retirada, o DUP disse que sua posição anterior – de rejeitar o novo acordo – permaneceu inalterada.
Johnson disse em um tweet que o novo acordo – que substitui o assinado por sua antecessora, Theresa May – “retoma o controle”.
Ele pediu ao Parlamento que “conclua o Brexit no sábado”, quando os legisladores devem se reunir.
Se Johnson não conseguir apoio parlamentar para seu plano até sábado, ele deve escrever para a UE solicitando uma extensão do Brexit até 31 de janeiro de 2020.
Agora, restam apenas 14 dias para a saída da Grã-Bretanha da UE em 31 de outubro.
Texto: By Sheena McKenzie/CNN. Trad.: Redação.