A criptomoeda Libra do Facebook não deve avançar até que a empresa provar que é segura e protegida, de acordo com um relatório do grupo G7 lido pela BBC.
Em um golpe para o gigante da mídia social, as maiores economias do mundo alertaram que criptomoedas como Libra representam um risco para o sistema financeiro global.
O relatório preliminar esboça nove grandes riscos colocados por essas moedas digitais. Alerta que, mesmo que os apoiadores da Libra tratem de preocupações, o projeto pode não obter a aprovação dos reguladores.
O alerta ocorre apenas alguns dias após os gigantes dos pagamentos Mastercard e Visa saírem do projeto Libra, citando incerteza regulatória.
A força-tarefa do G7 que produziu o relatório inclui altos funcionários dos bancos centrais, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Conselho de Estabilidade Financeira, que coordena as regras para as economias do G20.
Ele afirma que os financiadores de moedas digitais como Libra devem ser legalmente sólidos, proteger os consumidores e garantir que as moedas não sejam usadas para lavar dinheiro ou financiar o terrorismo.
Enquanto o relatório, que será apresentado aos ministros das Finanças nas reuniões anuais do FMI nesta semana, não destaca Libra, ele diz que “stablecoins globais” com potencial de “escalar rapidamente” apresentam uma série de problemas em potencial.
Por Szu Ping Chan / BBC, UK Repórter de negócios. Trad.: Redação.