Japão se prepara para passagem de tufão extremamente forte

Um dos tufões mais severos deste ano está se deslocando em direção a regiões japonesas, incluindo Tóquio. Meteorologistas informam que o tufão está provocando chuvas com níveis de precipitação recorde principalmente nas regiões de Tokai e Kanto.

A Agência de Meteorologia do Japão definiu o tufão Hagibis com a classificação de “muito forte”. A tempestade está se deslocando rumo ao norte, sobre o Oceano Pacífico, em direção à principal ilha do país, Honshu.

O tufão Hagibis poderia apresentar dimensões semelhantes a um tufão que provocou a morte de mais de 1.200 pessoas na região de Kanto e na área de Izu em 1958.

A agência emitiu alertas de emergência para deslizamentos de terra em áreas das regiões de Tokai e Kanto-Koshin. A previsão é de chuva torrencial até o domingo, com grave risco de inundações e deslizamentos de terra.

A agência também informou que os ventos podem atingir velocidade recorde em algumas áreas. A previsão é de elevações repentinas do nível do mar ao longo da costa do Pacífico no leste de Honshu entre o sábado e o domingo.

Texto e Gráfico: NHK, Japão.