Depois de o primeiro-ministro britânico Boris Johnson se ter reunido com o seu homólogo irlandês, Leo Varadkar, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, diz ter recebido “sinais promissores” para que seja “possível” um acordo que enquadre a saída do Reino Unido da União Europeia. Faltam menos de três semanas para a data definida.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu esta sexta-feira que “é possível” existir um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia.
Num tweet, Tusk afirma que “o Reino Unido ainda não apresentou uma proposta realista e viável”, mas diz ter recebido “sinais promissores” por parte do primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

“Devemos tirar partido mesmo da menor hipótese. Um Brexit sem acordo nunca será a escolha da UE”, sublinha o presidente do Conselho Europeu.
Esta é a primeira vez que Donald Tusk admite existir uma luz ao fundo do túnel para um divórcio entre Reino Unido e UE com acordo.
Na passada terça-feira, o presidente do Conselho Europeu deixou um recado amargo a Boris Johnson, dando a entender que a UE estaria perdendo a paciência e que o tempo estaria se esgotando.
“Boris Johnson, o que está em discussão não é ganhar um estúpido jogo de culpar um ao outro. O que está em discussão é o futuro da Europa e do Reino Unido, assim como a segurança e os interesses dos nossos cidadãos. Não quer um acordo, não quer um adiamento, não quer uma revogação [do artigo 50.º], quo vadis [para onde vais]?”, questionou Tusk numa publicação na sua conta do Twitter.
Leia a matéria completa no site da RTP, Portugal AQUI.