Maceió Rosa realiza ação para servidoras no Parque Municipal

Ação no Parque contou com atividades físicas e palestra sobre a prevenção ao câncer de mama. Foto: Alexandre Vieira/ Ascom Sudes

Realizado anualmente pela Prefeitura de Maceió, a consolidada campanha Maceió Rosa desenvolve durante este mês uma série de ações de conscientização com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta sexta-feira (04), o cenário escolhido para a mobilização da campanha foi o Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro, que reuniu cerca de 100 servidoras da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

A atividade no Parque integrou o calendário do Maceió Rosa entre as ações planejadas pela Sudes, contando com atividades físicas, café da manhã e palestras sobre a prevenção e o diagnóstico da doença que mais acomete mulheres no Brasil. Coordenador da reserva ambiental, Fábio Palmeira ressaltou que, além da ação voltada às servidoras, o Parque Municipal e o Parque do Horto, na Avenida Fernandes Lima, também terão atividades para os visitantes.

“No dia 19 de outubro receberemos as mulheres com trilha guiada, yoga, pilates e atendimento de saúde no Parque do Horto. Já no dia 26, encerrando as nossas ações no Maceió Rosa, realizaremos as mesmas atividades aqui no Parque Municipal. É um momento importante de reforçar esse alerta e passar informações para que as mulheres possam se cuidar e se prevenir”, disse Palmeira.

Responsável pela palestra ministrada, a psicóloga Carmem Rejane alertou para a relevância do assunto, destacando ser de grande valia a redução dos casos da doença e o incentivo para que as consultas médicas se tornem mais frequentes. “Falamos sobre a expansão do câncer, das precauções e da autoestima. Isso me deixa gratificada, pois sei que cada uma saiu daqui com um pensamento diferente em relação a si mesma”, enfatizou.

Além da palestra e atividades físicas, a ação no Parque também contou com a participação do coral da ONG Mama Renascer formado por mulheres com câncer de mama. A instituição é uma das beneficiadas pela campanha Maceió Rosa e oferece assistência, lazer, reinserção social e educação em saúde para pacientes em tratamento

Texto e Foto: Alexandre Vieira (estagiário) / Ascom Sudes.