Aniversário de carreira do músico Zailton Sarmento será celebrado com um show no projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato.
INFORMAÇÕES
- Projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato – Show 50 anos de Música Zailton Sarmento – Concerto de Choro
- Quando – Quarta-feira, 2 de outubro, às 19h30
- Local – Teatro Deodoro, Centro de Maceió
- Entradas: R$10 (meia) e R$20 (inteira), na bilheteria do teatro, de terça a domingo, das 14h às 18h, e, no dia do show, das 14h até começar a apresentação.
Goiaba com Aveia (2019) é uma comemoração da musicalidade e da carreira de meio século de um dos grandes instrumentistas de Maceió. Zailton Sarmento estava em casa, um dia, quando sua esposa lhe trouxe um suco inspiratório de goiaba com aveia. Eufórico pela descoberta do novo sabor, ele toma posse do cavaquinho e compõe o choro que dará nome ao seu primeiro disco, que será lançado no projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato nesta quarta-feira (2), às 19h30, no centenário palco do Teatro Deodoro, no Centro de Maceió.
O diretor executivo do show, que também faz parte do corpo de músicos, Siqueira Lima, fala sobre a importância de comemorar a carreira de Zailton: “cinquenta anos de carreira não é pra qualquer um, tem que se reinventar a cada dia, saber levar a arte para o público”.
Para Siqueia, Zailton é um dos grandes nomes da música alagoana. “Ele é um compositor de identidade própria, tecnicamente falando, é querido por todos nós do meio musical, é um grande instrumentista”, diz, demonstrando orgulho, o trompetista, e completa: “poder participar dos 50 anos de sua carreira realizando o lançamento do seu CD com um concerto de choro, através do Projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, é inacreditável”.
Zailton Sarmento começou a vida musical muito cedo, já dando aulas de violão aos sete anos. Com o tempo, aprendeu a tocar violão de seis e sete cordas, cavaquinho, contrabaixo, piano, teclado, manola, escaleta e iniciou os estudos de saxofone, na antiga Escola Técnica Federal de Alagoas, sob a batuta do Mestre Manuca.
No entanto, para o show da próxima quarta-feira, ele tocará apenas cavaquinho e bandolim. Com ele, subirão ao palco Júnior Pantaleão (bateria), Mikla Waltari (pandeiro), Félix Baygon (baixo), Chico Fidelis (violão), Juarez Gonçalvez (cavaco base), Ely Rodrigues (saxofone), Edson Santos e Siqueira Lima (trompetes) e Almir Medeiro (clarinete flauta e direção musical do show).
“Costumo dizer que seu disco, Goiaba com Aveia, é, na verdade, um documento fonográfico. Servirá, no futuro, como base pra muita pesquisa acadêmica”, diz Siqueira Lima, sem poupar elogios ao multi-instumentista alagoano.
Com o objetivo de valorizar e incentivar a produção local, democratizar o palco do Deodoro e formar plateias, o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato está em sua 20ª edição e promove 15 espetáculos, este ano, de teatro, dança e música, selecionados por meio de um edital no início do ano. A cada apresentação, são oferecidas 50 cortesias para alunos da rede pública de ensino, que podem ser solicitadas pelo escolasditeal@gmail.com e (82) 98884-6885.
Texto: Ulisses Abílio.