Com a proposta de inclusão social, por meio da sensibilização turística, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), realizou, nesta quarta-feira (25), mais uma atividade do Projeto Turismo do Saber, desta vez na modalidade Social.
A ação contou com a participação de 21 adolescentes atendidos pelo serviços de convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), do SCFV Caic Ufal, SCFV Juvenópolis e da Casa de Passagem feminina Luzinete Soares.
Desta vez as atividades foram focadas no roteiro Graciliano Ramos, que tem início no Centro, onde os jovens embarcam no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em direção ao Jaraguá. No centro histórico, os adolescentes seguiram em direção ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) – acompanhados de guias turísticos da Luck Receptivo, equipes da Semtel e Semas – onde assistiram um filme e uma palestra sobre os atrativos e a história da capital alagoana.
Após essa incursão no equipamento cultural, os adolescentes seguiram para o Teatro Deodoro e Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos para conhecer equipamento e sua representação histórica.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Cecília Corado, o Turismo do Saber desempenha um papel importante na inclusão social, pois oferece oportunidade aos participantes de conhecerem um pouco mais sobre a cidade e as oportunidades que o setor turístico tem a oferecer. “Essas ações visam, além de despertar o sentimento de pertencimento nos participantes, também facilitar o acesso desses jovens a novas oportunidades profissionais, principalmente no segmento turístico”, pontuou.
Desenvolvido pela Semtel, em parceria com a Secretaria Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto conta ainda com o apoio de diversas instituições e estabelecimentos da cidade como Sesc, Senac, Luck Receptivo, Ciee, Parque Shopping, Cinesystem, Sindhal, Abih, Abrasel, LBV, CBTU, Jatiúca Hotel e Resort, Misa, Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto e Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.
Texto: Cláudia Leite / Ascom Semtel