Nancy Pelosi anuncia inquérito formal de impeachment de Trump

WASHINGTON – A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, anunciou na terça-feira que a Câmara iniciaria uma investigação formal de impeachment do presidente Trump, dizendo que ele traiu seu juramento de posse e a segurança do país ao tentar alistar uma potência estrangeira para seu próprio ganho político.

“As ações tomadas até o momento pelo presidente violaram seriamente a Constituição”, disse ela depois de sair de uma reunião de democratas na Câmara no porão do Capitólio. Trump, disse ela, “deve ser responsabilizado – ninguém está acima da lei”.

O anúncio foi um desenvolvimento impressionante que se desenrolou após meses de cautela pelos democratas da Câmara, que foram divididos em usar o remédio definitivo para resolver o que eles chamaram de flagrante má conduta do presidente. Ele tinha o potencial de reformular a presidência de Trump e de separar uma nação já dividida apenas um ano antes de ele planejar se candidatar à reeleição.

Nesse caso, com uma avalanche de democratas – incluindo muitos que resistiram à mudança – agora exigindo, Pelosi disse que as ações relatadas por Trump e a recusa de seu governo em compartilhar detalhes sobre o assunto com o Congresso deixaram a Câmara. nenhuma alternativa fora do impeachment.

Textot: NY Times/Nicholas Fandos. Foto BBC, UK. Trad.: GFilho