5 perguntas essenciais para empresários

Se você está se perguntando a melhor forma de direcionar seu foco e recursos, pergunte a si mesmo as 5 perguntas de Peter Drucker.

Como todo empreendedor sabe, há muitas idéias e opiniões – boas e ruins – sobre a melhor forma de concentrar os recursos e os esforços de sua organização para o sucesso. Alguns anos atrás, o guru da administração Peter Drucker escreveu um intrigante livrinho intitulado As Cinco Perguntas Essenciais que você Sempre Deverá Fazer sobre Sua Empresa. Em pouco menos de 100 páginas, Drucker conta tudo o que você precisa saber sobre onde concentrar sua organização e como fazê-lo.

Separe um tempo para fazer as 5 perguntas cruciais que Drucker coloca – e ouça atentamente as respostas que receber em troca. Eles podem fazer toda a diferença para você e para o futuro do seu negócio.

1. Qual é a sua missão?

Toda empresa precisa de um motivo para ser, e isso geralmente é encapsulado em uma declaração de missão concisa. Este não deve ser um documento elaborado que você arquiva em uma gaveta em algum lugar, mas que sua organização e seu pessoal vivem todos os dias da semana. Drucker diz: “A declaração de missão efetiva é curta e precisa. Deve caber em uma camiseta. A missão diz por que você faz o que faz, e não o meio pelo qual faz”.

2. Quem é seu cliente?

Em muitos casos, os líderes de uma empresa não sabem ao certo quem são seus clientes. E mesmo que tenham alguma idéia, esses líderes falham em tornar seus clientes o foco principal de sua atenção. De acordo com Drucker, “Respondendo à pergunta ‘Quem é nosso cliente?’ fornece a base para determinar o que os clientes valorizam, definir seus resultados e desenvolver o plano “. Depois de descobrir quem são seus clientes, concentre seus esforços em satisfazer as necessidades deles.

A declaração de missão efetiva é curta e precisa. Deve caber em uma camiseta.

3. O que o seu cliente valoriza?

O próximo passo natural é descobrir o que o seu cliente valoriza e o que ele está disposto a pagar. No entanto, isso pode não ser uma pergunta fácil de responder. Drucker escreve: “A pergunta ‘O que os clientes valorizam?’ – o que satisfaz suas necessidades, desejos e aspirações – é tão complicado que só pode ser respondido pelos próprios clientes “. Embora essa possa ser a mais importante das cinco perguntas, ele diz, é também a que as empresas geralmente deixam de fazer a si mesmas.

4. Quais são seus resultados?

Toda iniciativa que você empreender terá resultados, que precisarão ser coletados e revisados. Drucker diz: “O progresso e a conquista podem ser avaliados em termos qualitativos e quantitativos. Esses dois tipos de medidas estão entrelaçados – eles lançam luz um sobre o outro – e são necessários para esclarecer de que maneira e em que medida as vidas estão sendo mudadas. . ” Você deve saber não apenas quais são seus resultados, mas como pode avaliá-los.

A missão diz por que você faz o que faz, e não o meio pelo qual faz

5. Qual é o seu plano?

Dada a rapidez com que tudo muda hoje, é mais importante ter um plano do que nunca. Para que um plano seja eficaz, ele deve incluir certos elementos. De acordo com Drucker, “Um plano … é um resumo conciso do objetivo e da direção futura da organização. O plano abrange missão, visão, metas, objetivos, etapas de ação, orçamento e avaliação”. Se você não conseguir responder a essa pergunta, não saberá para onde está indo ou como está chegando lá.

Juntas, as cinco perguntas de Peter Drucker são poderosas e vão direto ao âmago daquilo que torna um negócio bem-sucedido. As respostas que você obtém fornecerão o roteiro claro de que você precisa para criar um empreendimento altamente eficaz – e lucrativo.

SERVIÇO

Livro disponível na Amazon.com. br neste link AQUI – As 5 perguntas essenciais que você sempre deverá fazer (Português) Capa Comum – 9 set 2008

Texto: Peter Economy/INC. Trad.: GFilho