Um acordo comercial entre Estados Unidos e China permanece indefinido após o inesperado cancelamento, por parte de autoridades chinesas, de uma visita a fazendas americanas, enquanto negociadores adjuntos para o comércio concluíam os dois dias de diálogos na sexta-feira em Washington.
Antes da reunião, os dois lados estariam buscando um acordo temporário que incluiria a compra pela China de grãos de soja dos Estados Unidos e outros produtos agrícolas.
O escritório da Representação Comercial dos Estados Unidos emitiu uma declaração afirmando que foram dois dias “produtivos”. Contudo, observadores afirmam que o abrupto cancelamento de visitas chinesas de cortesia a fazendas nos estados de Montana e Nebraska, agendadas para a próxima semana, indica que os diálogos não resultaram em qualquer progresso.
O presidente americano, Donald Trump, disse a repórteres na sexta-feira na Casa Branca, “nós estamos buscando um acordo completo. Eu não estou em busca de um acordo parcial”.
O aparente percalço nos diálogos ocorre antes da realização de negociações em nível ministerial, planejadas para o início de outubro.
Texto e Gráfico: NHK, Japão.