O Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió, com o objetivo de incentivar e fomentar a inovação no Município, lançou no dia 06 de agosto a 1ª edição do MCZLab do Programa InovaMCZ, com a temática GovTech: transformação governamental. A iniciativa visa aproximar e conhecer as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema de inovação local, que contribuam para aumentar a eficiência na gestão pública, gerando impactos positivos na sociedade.
A primeira fase do MCZlab, realizada em 29 de agosto, contou com a participação de 18 startups, previamente selecionadas, que apresentaram suas propostas de soluções inovadoras em diversas áreas, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Compras Públicas, Mobilidade e Gestão. Todas as propostas são alinhadas ao atendimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As soluções foram avaliadas por uma Banca Técnica, composta por representantes da Prefeitura de Maceió e profissionais da área de ciência, tecnologia e inovação.
Dando continuidade ao MCZlab, após a entrega individual dos formulários de avaliação, o GGOV divulga o resultado da primeira fase, selecionando as soluções e classificando-as para o processo de mentoria, incubação ou aceleração.
A mentoria consiste em uma troca de conhecimento e informação que permite acelerar o aprendizado e encurtar a curva de maturação do negócio. O objetivo é criar condições para que soluções inovadoras se tornem oportunidades de negócio, auxiliando o empreendedor nos mais diversos âmbitos: estratégia, operação, marketing e vendas, entre outros.
Já a fase de incubação, destinada a projetos ainda não totalmente maduros, tem como objetivo definir a modelagem mais adequada para o negócio e de uma conclusão mais apurada sobre a viabilidade técnica, mercadológica e financeira do projeto/solução em desenvolvimento.
Voltado a projetos maduros, o processo de aceleração procura oferecer um serviço de acompanhamento e orientação, proporcionando suporte gerencial na expansão do negócio, suporte técnico e disponibilização de infraestrutura, por período limitado, incluindo salas de reunião compartilhadas e serviço de internet, networking e articulação com empresas dos variados setores, aceleradoras e instituições de ensino, bem como palestras, treinamentos e capacitação de habilidades específicas, promoção da solução por meio de rodadas de negócios e nos canais de divulgação utilizados pelo GGOV.
As soluções selecionadas para incubação ou aceleração poderão ser testadas no âmbito do órgão municipal inerente ao seu escopo, a depender da aprovação do titular da pasta correspondente.
Selecionados para o processo de mentoria
1) Saúde – Edson Martins de Almeida Junior;
2) Meio Ambiente – Álvaro Guilherme Altenkirch Borba Júnior;
3) Educação – Ronaldo da Silva Filho;
4) Mobilidade – José Walker Correia Camelo.
Selecionados para o processo de incubação
1) Saúde – Hugo Cabral Tenório;
2) Saúde – Everton Silva Tenório;
3) Compras Públicas – Hugo Santos de Oliveira;
4) Meio Ambiente – Paulo Vinicios de Araújo
5) Gestão e Governança – Gabriela Queiroz Brito;
6) Turismo – Fábio José Coutinho da Silva;
7) Novas Economias – Narsh de Araújo Melo Marques.
Selecionados para o processo de aceleração
1) Saúde – Carlos André Braga da Silva;
2) Compras Públicas – Victor Hugo Soares da Costa;
3) Compras Públicas – Cláudia Cristina de Melo Pereira;
4) Gestão e Governança – Leandro Rodrigo Felizardo Neves;
5) Gestão e Governança – Bruno Vasconcelos de Freitas;
6) Infraestrutura – Stevenson James Galvão Júnior;
7) Meio Ambiente – Dirceu Ayres do Nascimento Neto.
InovaMCZ
O Programa InovaMCZ, lançado em julho de 2019 pelo Gabinete de Governança (GGOV), surgiu em resposta à necessidade de estimular e fomentar projetos voltados para a área de ciência, tecnologia e inovação, a partir da aprovação da Lei de Inovação de Maceió. A Lei Municipal n° 6.902/2019, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira em 26 de junho de 2019, institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e dispõe sobre mecanismos para estímulo à inovação, à economia criativa, ao empreendedorismo, à pesquisa e qualificação científica e tecnológica.
Texto e Gráfico: Secom Maceió