O Brasil aumentou o número de universidades que entraram na lista do Times Higher Education, um dos principais rankings universitários do mundo. Liderada pela britânica Universidade de Oxford, uma lista deste ano tem 46 universidades brasileiras, contra 35 no ano passado.
O salto fez ou o Brasil passou de nono para o país de maior número de universidades na lista, deixando para trás países como Chile, Itália e Espanha. Todas as 11 novas instituições brasileiras foram classificadas na faixa de mais de 1.001 – uma classificação feita em grupos a partir da posição 200.
SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
A Universidade Federal de Alagoas ou UFAL) é uma instituição federal de ensino superior fundada em 1961.
Localizada na cidade de Maceió, no litoral de Alagoas, a Universidade Federal de Alagoas é um dos principais centros de pesquisa da região nordeste do Brasil (uma das cinco regiões do Brasil).
A UFAL tem cerca de 26.000 alunos matriculados em 84 cursos e emprega 1.700 funcionários técnicos e administrativos e 1.400 professores, dos quais 690 possuem doutorado. Possui um total de 258 grupos de pesquisa, 1.125 linhas de pesquisa e 3.646 pesquisadores entre professores, técnicos e alunos.
As principais línguas de ensino são português e inglês. A Universidade possui 50 acordos internacionais com instituições de ensino superior em todo o mundo, com participação em parcerias como Erasmus Mundus, Rede Galileu e Ciência sem Fronteiras.
A universidade está localizada perto do aeroporto da cidade, o Zumbi dos Palmares International, que opera vôos nacionais e internacionais.
Maceió é a capital do estado de Alagoas, que fica na costa leste do Brasil. O nome “Maceió” é um termo indígena para a primavera. Conhecida por sua beleza, é uma combinação pitoresca de palmeiras, manguezais e mar verde-claro, com um centro histórico de casas coloniais em tons pastel e uma catedral do século XIX. Sua cultura vibrante se reflete em suas artes e ofícios, culinária e costumes e, como em muitos locais do nordeste do Brasil, é amplamente construída sobre o boom da indústria açucareira no século XVI.
Texto: UOL 2 parágramos iniciais. Restante e Imagem: The World University Rankings. Trad.: GFilho