O trabalho infantil é ilegal e prejudica a infância de milhares de crianças. Para prevenir e tentar mudar essa triste realidade, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está programando ações para o mês de outubro.
Na tarde desta quarta-feira (04), a comissão, organizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI- debateu o fluxo de identificação e atendimento de crianças e adolescentes nessa situação. Ao mesmo tempo, foi realizada a divisão e atribuição das subcomissões de Abordagem Educativa, Festas Populares e Aprendizagem.
Estão previstas para os próximos meses campanhas, ciclos de palestras, encontros intersetoriais de discussão, além do mapeamento e cadastro das situações de trabalho infantil no Município. As ações estratégicas foram concebidas como forma de se enfrentar o novo perfil do trabalho infantil.
No encontro foi programada também uma audiência pública, que integra a comunidade escolar, órgãos públicos e a sociedade.
O que é trabalho infantil?
O trabalho infantil é uma violação dos direitos de crianças e adolescentes, que compromete o desenvolvimento integral de meninos e meninas no mundo todo. O termo “Trabalho Infantil” tem a ver com as atividades econômicas e/ou de sobrevivência, com o objetivo ou não de obter lucro, realizadas por crianças ou adolescentes em idade abaixo de 16 anos.
Texto e Foto: Prefeitura de Arapiraca