Trabalho voluntário faz bem para saúde física, mental e emocional

    Trabalho voluntário

    Especialista fala dos benefícios do engajamento social e dá dicas para quem quer usar seu tempo e seu talento para ajudar os outros

    Especialista fala dos benefícios do engajamento social e dá dicas para quem quer usar seu tempo e seu talento para ajudar os outros.

    O entrevistado foi Marcelo Nonohay, referência na área de voluntariado empresarial e diretor da MGN, empresa especializada em gestão de projetos para transformação social.

    Ele explicou que, ao realizar um trabalho voluntário, a pessoa tem uma melhora na saúde física, mental e emocional. São benefícios que os voluntários já conhecem na prática e que a ciência começou a comprovar por meio de inúmeros estudos.

    De acordo com Marcelo, além da pessoa aprender, desenvolver habilidades, competências e também socializar, o engajamento nesse tipo de trabalho também é um ponto positivo no currículo.

    O entrevistado citou alguns países que têm tradição no voluntariado, entre eles Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Quênia e Mianmar. Ele lembrou que a crise econômica e a falta de dinheiro não necessariamente inviabilizam o engajamento: “Têm países que são tão pobres quanto o Brasil e têm altos índices de voluntariado. O Brasil ainda tem muito para crescer e precisa de mais pessoas”, frisou Marcelo.

    Ele falou também que o trabalho voluntário deve ser encarado como um compromisso firmado e deu dicas para quem quer usar seu tempo e seu talento para ajudar os outros, mas ainda não sabe como dar o primeiro passo.

    Fonte: EBC