Se você deseja alcançar a excelência em grandes coisas, desenvolva bons hábitos em pequenos coisas. A excelência não é uma exceção, é uma atitude predominante. – Colin Powell.
Mas quando você tenta perseguir objetivos semelhantes, é uma história diferente. Você pode repetir o hábito desejado por um tempo, mas, em algum momento do caminho, sempre perde a motivação e desiste. Quando isso acontece várias vezes, é fácil ficar frustrado e desanimado.
Mas criar e manter bons hábitos não precisa ser tão difícil e doloroso. De fato, pode ser bem fácil. E até muito divertido.

1. Comece com um hábito pequeno – A maioria das pessoas deseja criar grandes mudanças o mais rápido possível.
Elas querem ir de zero a quatro sessões de ginástica toda semana, mudar para uma dieta saudável da noite para o dia e meditar por 20 minutos todos os dias, embora mal tenham conseguido 5 minutos no passado.
O problema, é claro, é que isso requer uma quantidade enorme de força de vontade. E pesquisas mostraram que a força de vontade funciona muito como um músculo. Se você usá-lo muito, ficará cansado. E quando isso acontecer, você provavelmente sairá.
A solução para esse problema é começar tão pequeno que quase não requer força de vontade:
Em vez de fazer cinquenta flexões por dia, comece com cinco.
Em vez de mudar para uma nova dieta, adicione um vegetal a cada almoço. Em vez de pular em um rebote por vinte minutos por dia, comece com dois minutos.
Sempre se concentre em estabelecer o comportamento real do hábito primeiro. Nunca aumente o esforço antes que ele se torne parte natural do que você faz todos os dias.
Fonte: LiveBold&Bloom Trad. GFilho