Musica é uma lei moral. Dá alma ao universo, asas à mente, fuga à imaginação e encanto e alegria à vida e a tudo. – Platão.
A chegada ao Rio e uma estreia histórica
Em casa, sua musicalíssima mãe ensinava-lhe as primeiras canções que vinham do rádio: Orlando Silva, Ângela Maria, Dalva de Oliveira lá das ondas da Rádio Nacional no Rio. E, mais próximos no sotaque e na geografia, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, aquela música que ele ouvia nas ruas e feiras de Maceió, e no serviço de alto-falantes na praça.
Nascido em 27 de janeiro de 1949, em família pobre, teve boa educação escolar mas aprendeu violão sozinho, nas deficientes cifras de revistas. Aos 18 anos, no entanto, já anima bailes da cidade com o conjunto, bem no espírito lisérgico da época da explosão do rock, Luz, Som, Dimensão (LSD). Não demora a sentir necessidade de compor suas próprias músicas. E compõe dezenas de canções que sumiram, mesmo da memória.
Os anos 80 e o sucesso mundial.
A essa altura, talento reconhecido por crítica e público, Djavan vê algumas de suas músicas ganharem outras vozes: Nana Caymmi grava “Dupla traição”, Maria Bethânia, “Álibi, Roberto Carlos, “A ilha”, Gal Costa, “Açaí” e “Faltando um pedaço” e Caetano Veloso, retribuindo a homenagem do verbo caetanear, substitui por djavanear em sua versão de “Sina”.
O (re) encontro com a África e Espanha
A partir daí, disco a disco, turnê a turnê, Djavan foi construindo sua obra, tornando-se um artista de prestígio internacional mas também de grande popularidade no Brasil. Em 1989, lança a canção que seria um marco neste aspecto, “Oceano”, uma daquelas músicas perfeitas em forma, conteúdo, música e letra.
Nem se eu bebesse todo o mar, encheria o que eu tenho de fundo. – Djavan
Maturidade e independência total
Amparado nessa popularidade e gravando cada vez discos mais ousados, em 2004 Djavan comemora sua independência total, com a criação de sua própria gravadora, a Luanda Records, que viria a lançar seus discos seguintes. É o surgimento do empresário Djavan Caetano Viana.
Texto & foto: Website www.dajvan.com.br